segunda-feira, 19 de abril de 2010

PT pernambucano evita "prévias"

Ex-ministro da Saúde disputará Senado pelo PT

Fábio Góis

O ex-ministro da Saúde Humberto Costa foi confirmado neste domingo (18) como pré-candidato do PT ao Senado. O anúncio foi feito pelo presidente nacional da legenda, José Eduardo Dutra, que foi ontem a Recife conversar com Humberto e o outro postulante à vaga, o ex-prefeito da capital pernambucana João Paulo, em busca de um consenso.

Tanto o ex-ministro quanto o dirigente petista destacaram a generosidade e o espírito partidário de João Paulo, que desistiu da disputa abrindo caminho para o colega de legenda. Havia a possibilidade de realização de prévias para solucionar a questão, hipótese indesejada pelo PT. Assim, Humberto e o deputado federal Armando Monteiro Neto (PTB-PE) vão disputar uma vaga no Senado na chapa que apoia a reeleição do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos.

De acordo com interlocutores da legenda, uma pesquisa interna de intenção de voto realizada em Pernambuco, que não foi divulgada, mostrou a ligeira vantagem de Humberto sobre João Paulo, que até poucas semanas antes do levantamento liderava as enquetes. O ex-prefeito disputará uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Durante a entrevista coletiva, em um hotel em Recife, para anunciar a candidatura de Humberto Costa, João Paulo disse que apenas na condição de “general” comanda. “Quando sou soldado, eu obedeço”, sintetizou o ex-prefeito, para quem a recente conquista da liderança de Humberto nas pesquisas se deve, em parte, a uma decisão judicial. No último dia 24, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região o absolveu de qualquer participação na chamada Máfia dos Vampiros, esquema de superfaturamento em orçamentos de produtos hemoderivados.

“Passamos a reunir condições político-eleitorais”, declarou, também na coletiva, Humberto, cuja candidatura já foi comunicada a Eduardo Campo, e à pré-candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff.
Também participaram da coletiva, além de Dutra, Humberto e João Paulo, o prefeito do Recife, João da Costa e o presidente estadual do PT, Jorge Perez. A indicação dos candidatos petistas só será homologada em junho, na convenção do partido a ser realizada na capital pernambucana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga