quinta-feira, 15 de abril de 2010

"é muito mais do que pura demagogia; é um teatro, uma ópera bufa,..."

Mendes Thame critica demagogia de Dilma ao visitar túmulo de Tancredo
 
Luiz Alves
Reportagem - Jornal da Câmara
 
Segundo o deputado, Dilma Rousseff não tem nada a ver com Tancredo Neves
 
O deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP) acusou Dilma Rousseff de querer apagar da memória do povo brasileiro o passado do PT, que foi contra a eleição de Tancredo Neves, tendo boicotado a reunião do colégio eleitoral e expulsado três deputados que votaram no candidato mineiro à Presidência da República. Em seu discurso, Mendes Thame rebateu declaração de Dilma, feita em São João del Rey (MG), de que o presidente Lula está realizando o sonho de país de Tancredo Neves. "A ministra Dilma começa sua campanha ao lado do túmulo de Tancredo Neves, rindo desrespeitosamente. Ela não tem nada a ver com Tancredo", afirmou.

Mendes Thame ressaltou que Tancredo era a conciliação, a busca do consenso, o esforço pela política para restaurar a democracia. Já o PT, na sua avaliação, "sempre foi a expressão máxima do esforço para demolir o adversário a qualquer custo, desde que lhe dê algum ganho político." Segundo o deputado, a ida de Dilma a um cemitério em Minas Gerais "é muito mais do que pura demagogia; é um teatro, uma ópera bufa, uma atitude desrespeitosa a todos os mineiros".

Traição
No entendimento do parlamentar, a frase de elogio à Tancredo Neves é um artifício para desviar a atenção do "erro mais grave" que a ex-ministra teria cometido em Minas Gerais: incentivar a traição na campanha, o que demonstra, na avaliação de Mendes Thame, uma profunda falta de caráter.

Segundo o deputado, Dilma estimulou os integrantes do PSDB a trair o seu candidato à Presidência da República e votar na dobradinha Dilma/Anastasia [que concorrerá ao governo de Minas].

O deputado criticou o governo federal por não acabar com a corrupção no País, conforme prometia o seu partido. Antes de assumir o governo, observou Thame, o PT alardeava que, "com a eleição de gente honesta, a corrupção desapareceria". Como isso não ocorreu, avaliou o parlamentar, o slogan do PT faz crer que ou a eleição de desonestos aumentou ou a corrupção se elevou por omissão do governo ou por participação do seu partido. "Participação para satisfazer apetites insaciáveis e necessidades próprias e impróprias e que transformou este atual governo numa espécie de símbolo da corrupção, a ponto de um ex-ministro, o Mangabeira Unger, chegar a dizer que este era o mais corrupto de todos os governos da República", ressaltou.

Leia a íntegra do discurso

Agência Câmara de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga