terça-feira, 27 de abril de 2010

Orlando Zapata e as declarações do Governo LULA

 Comissão ouve explicações de assessor de Lula sobre morte em Cuba

 

Deputados querem informações a respeito de declarações do assessor internacional da Presidência relacionadas à morte do dissidente cubano Orlando Zapata Tamayo.
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional realiza hoje audiência pública com a presença do assessor internacional da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia. Ele deverá prestar informações a respeito de declarações relacionadas à morte do cubano Orlando Zapata Tamayo, durante visita que autoridades brasileiras fizeram a Cuba.


Segundo o autor do requerimento, deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), ao assessor foi atribuída a frase "em todos os países há desrespeito a direitos humanos", ao comentar a greve de fome que levou Tamayo à morte.

Para o deputado, os parlamentares brasileiros não podem concordar com uma justificativa antecipada como do assessor para casos que podem ocorrer no País. "Não podemos admitir essa afirmação feita por alguém em cargo importante, sob pena de acharmos que o desrespeito aos direitos humanos é algo normal".

Ainda de acordo Mendes Thame, as explicações de Marco Aurélio serão fundamentais para a comissão saber qual a influência que esse posicionamento pode ter na política externa brasileira.
A reunião será realizada às 14h30 no plenário 3.
Matéria atualizada em 27/04.
Da Redação/WS
Agência Câmara de Notícias
Fotos: Defensores da Liberdade em Cuba  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga