Os 50 anos da inauguração de Brasília, as  eleições gerais do próximo mês de outubro, a “crise mundial” e a  “mudança de época” proporcionaram ao Conselho Permanente da Conferência  Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB a oportunidade de pensar a  trajetória do País, com a finalidade de valorizar as conquistas e  oferecer sua contribuição para o diálogo nacional sobre o que precisa  ser modificado, em uma verdadeira “Reforma do Estado”, para a construção  de uma “sociedade efetivamente democrática e participativa”.A decisão dos Bispos do Brasil de  realizar a 48ª Assembléia Geral da CNBB, em Brasília, expressa o  reconhecimento e o apreço por tudo o que significou e significa para a  nação a execução do projeto de construção da Capital do País, em pleno  Planalto Central, propiciando a vinda de muitas pessoas para esse bioma  fecundo de vida e de promessas.
Brasília foi fruto do arrojo, da  determinação política e da criatividade do povo brasileiro. Abriu espaço  para acolher a capacidade profissional de exímios urbanistas e  arquitetos brasileiros que souberam valorizar a oportunidade de traduzir  para a prática a ousadia dos seus projetos. Brasília mostrou que o  Brasil é capaz de se projetar para o futuro com as dimensões de grandeza  que seu território sugere. Com a construção de Brasília, que teve nos  “Candangos” o símbolo mais eloqüente do seu desempenho, buscava-se  incentivar a integração nacional que pedia, com urgência, e continua  pedindo, a valorização de todas as regiões deste País de dimensões  continentais, respeitando suas peculiaridades.
O jubileu de ouro de Brasília precisa se  transformar em oportunidade de ouro para uma ampla e pertinente  avaliação do processo histórico de construção do nosso país.  Oportunidade para conferir o quanto ele está associado aos problemas que  reiteradamente eclodem em todos os níveis da vida pública e para que  todos voltemos a sonhar juntos, com o país justo, integrado,  desenvolvido e honesto, que todos queremos.
O Congresso Eucarístico Nacional, com o  lema: “Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários”, a  realizar-se na capital da República, em maio deste ano, manifesta o  anseio da Igreja Católica por um país justo e fraterno, edificado sobre  os valores humanos e cristãos que o Evangelho nos apresenta.
Apoiado nos ensinamentos de Jesus e  acolhendo a Doutrina Social da Igreja, apresento à sociedade brasileira  este Documento intitulado “POR UMA REFORMA DO ESTADO COM PARTICIPAÇÃO  DEMOCRÁTICA”, para colocar em debate propostas de reformas que se fazem  necessárias, diante da abrangência e urgência que os problemas atuais  requerem. E, ao fazê-lo, invoco sobre o povo brasileiro as bênçãos de  Deus e a proteção maternal de Nossa Senhora Aparecida,
Brasília-DF, 11 de março de 2010
Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário