quinta-feira, 15 de abril de 2010

CNBB - Reforma do Estado com participação Democrática

Reforma 
do EstadoOs 50 anos da inauguração de Brasília, as eleições gerais do próximo mês de outubro, a “crise mundial” e a “mudança de época” proporcionaram ao Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB a oportunidade de pensar a trajetória do País, com a finalidade de valorizar as conquistas e oferecer sua contribuição para o diálogo nacional sobre o que precisa ser modificado, em uma verdadeira “Reforma do Estado”, para a construção de uma “sociedade efetivamente democrática e participativa”.
A decisão dos Bispos do Brasil de realizar a 48ª Assembléia Geral da CNBB, em Brasília, expressa o reconhecimento e o apreço por tudo o que significou e significa para a nação a execução do projeto de construção da Capital do País, em pleno Planalto Central, propiciando a vinda de muitas pessoas para esse bioma fecundo de vida e de promessas.
Brasília foi fruto do arrojo, da determinação política e da criatividade do povo brasileiro. Abriu espaço para acolher a capacidade profissional de exímios urbanistas e arquitetos brasileiros que souberam valorizar a oportunidade de traduzir para a prática a ousadia dos seus projetos. Brasília mostrou que o Brasil é capaz de se projetar para o futuro com as dimensões de grandeza que seu território sugere. Com a construção de Brasília, que teve nos “Candangos” o símbolo mais eloqüente do seu desempenho, buscava-se incentivar a integração nacional que pedia, com urgência, e continua pedindo, a valorização de todas as regiões deste País de dimensões continentais, respeitando suas peculiaridades.
O jubileu de ouro de Brasília precisa se transformar em oportunidade de ouro para uma ampla e pertinente avaliação do processo histórico de construção do nosso país. Oportunidade para conferir o quanto ele está associado aos problemas que reiteradamente eclodem em todos os níveis da vida pública e para que todos voltemos a sonhar juntos, com o país justo, integrado, desenvolvido e honesto, que todos queremos.
O Congresso Eucarístico Nacional, com o lema: “Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários”, a realizar-se na capital da República, em maio deste ano, manifesta o anseio da Igreja Católica por um país justo e fraterno, edificado sobre os valores humanos e cristãos que o Evangelho nos apresenta.
Apoiado nos ensinamentos de Jesus e acolhendo a Doutrina Social da Igreja, apresento à sociedade brasileira este Documento intitulado “POR UMA REFORMA DO ESTADO COM PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA”, para colocar em debate propostas de reformas que se fazem necessárias, diante da abrangência e urgência que os problemas atuais requerem. E, ao fazê-lo, invoco sobre o povo brasileiro as bênçãos de Deus e a proteção maternal de Nossa Senhora Aparecida,
Brasília-DF, 11 de março de 2010
Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga