sexta-feira, 30 de abril de 2010

Meio Ambiente pedirá informações a ministério sobre Belo Monte


A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai solicitar à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, informações sobre o licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA), autorizado mesmo com a ocupação das reservas indígenas.
Segundo o autor do requerimento aprovado ontem, deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), tribos de diversas etnias da região sudoeste do Pará decidiram construir uma aldeia na área onde será formado o lago de 516 km2 da hidrelétrica de Belo Monte, na chamada Volta Grande do Xingu. Os índios afirmam que a ocupação da área, com a distribuição de malocas e uma aldeia central para abrigar adultos, jovens e crianças, é a melhor maneira de impedir que a usina seja construída. "Eles não merecem ser tratados dessa maneira", ressalta Tripoli.
Informações solicitadas
O ministério terá de responder às seguintes questões:
1 - Como se deu o processo de licenciamento ambiental para a usina Hidrelétrica de Belo Monte?
2 - Com o empreendimento, quais as etnias indígenas serão impactadas diretamente?
3 - Qual a quantidade de reserva indígena, em km2, será ocupada?

Crime de responsabilidade

O ministério terá 30 dias para responder aos questionamentos da comissão, a partir da data que receber o pedido de informações. Caso não cumpra o prazo, o órgão poderá responder por crime de responsabilidade.
Da Redação/ RCA
Agência Câmara de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga