quinta-feira, 1 de abril de 2010

O último "Pau-deArara" Escolar de Mallena Nogueira

CCJ aprova proibição do uso de pau-de-arara em transporte escolar

Gilberto Nascimento
José Genoíno: Congresso deve aprovar a medida sugerida por deputada mirim.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quarta-feira (28) o Projeto de Lei 2561/07, do deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE), que proíbe a utilização de veículos de transporte de carga ou misto, conhecido como "pau-de-arara", como transporte escolar. O projeto também altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) - Lei 9.394/96 - para tornar crime de responsabilidade o descumprimento da proibição, com pena inclusive de perda do mandato do prefeito envolvido.
O projeto, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), foi elaborado a partir de proposta apresentada em 2007 pela "deputada mirim" Mallena Nogueira, à época com 13 anos, da Escola Deputado Joaquim de Figueiredo Correa, de Iracema (CE), no Programa Câmara Mirim. Todos os anos crianças são selecionadas para conhecer a Câmara e participam de uma "sessão mirim" onde apresentam e aprovam projetos como se fossem deputados.

Projetos
O relator da proposta, deputado José Genoíno (PT-SP), recomendou a aprovação do projeto, e apresentou um substitutivo ao PL 2397/07, do deputado João Campos (PSDB - GO), que também formaliza a proposta da estudante, mas numa lei separada. "Não se pode perder a oportunidade de viabilizar a aprovação da medida”.
Genoíno acredita que o Plenário decidirá qual o melhor texto, ainda que a Comissão de Viação e Transporte tenha rejeitado o projeto de Campos e preferido o de Lustosa.
Para tramitar oficialmente, as propostas dos deputados mirins, aprovadas durante as sessões do Programa Câmara Mirim, precisam ser formalizadas por um deputado. No caso da sugestão de Mallena, além de Paulo Lustosa e João Campos, o deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) encampou a sugestão, mas seu projeto foi considerado inconstitucional por regionalizar a proposta. Os três projetos tramitaram conjuntamente.

Risco de vida
Na justificativa para o projeto, a estudante argumentou que o transporte escolar em veículos inapropriados põe em risco a saúde e a vida de crianças. Ela lembrou que o número de acidentes é muito alto, pois os veículos circulam cheios e sem acomodação adequadas para as crianças.

Tramitação
As propostas agora serão votadas pelo Plenário.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Paulo Cesar Santos
Agência Câmara de Notícias

2 comentários:

  1. Recebi no meu e-mail o link para essa matéria. Matérias desse tipo devem ser lidas não apenas por nós educadores e demais cidadãos e cidadãs que formam esse chão cearense. Os brasileiros deveriam se indignar mais com todas as situações de injustiças que já estão banalizadas em nosso pais tão conhecido. Não devemos nos desanimar nunca, pois a educação é o caminho. Ensinemos nossas crianças e jovens a pensar. Nosso povo, nossa gente deveria se indignar mais com a dura realidade da injustiça e desigualdade social praticamente banalizada e fortalecida pelo conhecido "jeitinho brasileiro". Belo trabalho de divulgação!!! Aguardamos atentos o desenrrolar dessa novela dos transportes escolares e o fim do último PAU-DE-ARARA como transporte escolar. Conheçam o blog da nossa escola: http://eefmfigueiredocorreia.blogspot.com
    Norma Holanda, Diretora da EEFM Deputado Joquim de Figueiredo Correia - Iracema/Ceará

    ResponderExcluir
  2. Ola, sou a Mallena Nogueira.
    Quando vi essa matéria fiquei muito feliz,pois soube que a Comissão de Constituição e Justiça aprovou o nosso projeto sobre a proibição da utilização do pau-de-arara como trasporte escolar. Espero que logo vire lei o projeto, para que meus colegas possam ir e vir de forma digna a escola, pois, só quem vivência essa realidade, sabe como é dificil colocar em risco a própia vida, e acima de tudo não serem respeitados !

    Abraço a todos, Deus os abençoeee !

    ResponderExcluir

Homenagem a Luiz Gonzaga