terça-feira, 27 de abril de 2010

Dia de festa no Espaço Criança Esperança


A cartilha que rodou o País ensinando noções de Justiça nas escolas brasileiras ganhou uma nova versão elaborada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para desenvolver no cidadão a consciência de seus direitos. O manual, que integra o programa “Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola” foi lançado nesta segunda-feira, 26 de abril, no espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.
Estiveram presentes ao evento o presidente da AMB, Mozart Valadares Pires, o Secretário de Reforma do Judiciário, Rogério Favreto, o Diretor Jurídico da TV Globo, Antonio Claudio Ferreira e o Gerente Jurídico da TV Globo, Carlos Araújo.
Confira aqui a matéria exibida no Jornal Nacional sobre o lançamento.
O espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro fica no complexo de morros Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, na zona sul carioca. Cerca de 200 crianças das comunidades matriculadas no local participaram do lançamento. Há duas semanas, eles utilizaram os materiais do programa da AMB durante as aulas.  E, durante o evento, puderam expor os trabalhos que desenvolveram juntamente com os professores, como a maquete dos Três Poderes e cartazes sobre os direitos dos cidadãos.
O projeto da AMB tem como objetivo conscientizar professores e alunos (alcançando também seus pais e responsáveis) sobre os caminhos para exercer seus direitos e a importância de cumprir seus deveres. Desde 1992, quando foi lançada, a iniciativa já chegou a 19 Estados brasileiros atingindo 13 milhões de estudantes.
Até hoje, no entanto, o material utilizado era apenas a cartilha da Justiça, que explica, em uma linguagem simples e didática, como funcionam os Três Poderes da República, as atribuições básicas de juízes, desembargadores, promotores, advogados e defensores públicos, a relação entre o juiz e a política e as formas que o cidadão tem para reclamar seus direitos.
Agora, 18 anos após o lançamento, o programa fica completo com a edição da cartilha da Cidadania, um exemplar mais amplo e atual do manual. Em uma parceria com o Ministério da Justiça, 200 mil exemplares da cartilha inédita foram rodadas e estarão disponíveis para escolas espalhadas por todo o Brasil que queiram aderir ao programa. Além disso, mais 200 mil exemplares da cartilha da Justiça também foram feitas.

Fonte: http://www.amb.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga