sexta-feira, 30 de abril de 2010

Hugo Chávez - "Meu coração está com Dilma!"

Nos jornais: 'Sarney' aparece em caixa 2 de Arruda

O Estado de S. Paulo
''Sarney'' aparece em caixa 2 de Arruda
Um documento da contabilidade de caixa 2 da campanha do ex-governador José Roberto Arruda lista o nome "Sarney". A anotação manuscrita foi feita pelo próprio Arruda, como comprova perícia feita a pedido do Estado. À frente do nome "Sarney", o documento registra a anotação de uma quantia e quanto teria sido efetivamente pago: "250/150 PG". O apontamento isolado do nome "Sarney" não permite indicar a quem da família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), supostamente se refere. Segundo a perícia, as letras "PG" foram escritas pelo tucano Márcio Machado, um dos arrecadadores do caixa 2 do governador cassado que, depois de vencida a eleição, virou secretário de Obras do Distrito Federal. Em janeiro de 2007, no mês em que Arruda (ex-DEM, hoje sem partido) tomou posse, o secretário Márcio Machado esqueceu em cima da mesa de uma emissora de televisão, em Brasília, duas planilhas. A primeira, publicada pelo Estado no dia 4 de dezembro do ano passado, continha os nomes de 41 empresas que teriam doado para o esquema de caixa 2 da campanha de 2006 do então candidato do DEM ao governo do Distrito Federal. Machado admitiu que era o autor das anotações. A segunda planilha, com nove nomes, é que foi submetida ao laboratório de perícia de Ricardo Molina. O perito afirma que foi escrita pela mão do ex-governador Arruda a relação de cinco desses nove nomes onde, na quinta anotação, aparece "Sarney - 250/150 PG".
Senado paga dentista de mulher de Lobão Filho
Quase um ano depois do escândalo dos atos secretos, o Senado começa a retomar velhas práticas em 2010. Cerca de R$ 26 mil saíram dos cofres da Casa para tratamento odontológico da apresentadora de televisão Paula Lobão. Ela é mulher de Lobão Filho, que, na condição de suplente, ocupou por dois anos a vaga do pai no Senado. Paula Lobão apresenta o programa Algo Mais, aos sábados, na TV Difusora, no Maranhão. A emissora pertence à família Lobão. Até assumir o mandato do pai, Lobão Filho comandava os negócios.

Maioria da população acha Justiça lenta
Mais de 90% dos moradores de sete regiões metropolitanas consideram que a Justiça brasileira é lenta ou muito lenta na resolução de conflitos, segundo pesquisa feita Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (SP). A avaliação sobre a morosidade faz parte de levantamento para calcular o Índice de Confiança na Justiça (ICJ Brasil), atualizado a cada três meses pela FGV. Numa escala de 0 a 10, o ICJ do primeiro trimestre deste ano foi de 5,9 - houve uma leve variação positiva em relação ao trimestre anterior, quando chegou a 5,8. No terceiro trimestre de 2009, o índice foi de 5,6.

STF indica que rejeitará ação contra Anistia
O Supremo Tribunal Federal (STF) indicou ontem que rejeitará a ação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que questiona a concessão de anistia a agentes de Estado envolvidos em crimes como tortura, assassinatos e desaparecimentos durante o regime militar. O relator do caso, ministro Eros Grau, deu um voto contra a OAB. O voto de Grau foi muito elogiado por seus colegas. Em seguida, o julgamento foi interrompido. Deverá ser retomado hoje. Segundo o ministro, que sofreu perseguição durante o regime militar, a lei concedeu anistia ampla e irrestrita para opositores do regime militar e para os agentes de Estado. Ele disse que a anistia é para ser concedida a pessoas indeterminadas e não a determinadas pessoas.

Mapa do PP mostra partido rachado em 3
A candidata petista Dilma Rousseff teve apenas uma voz em sua defesa na primeira reunião que a Executiva Nacional do PP promoveu ontem, com a bancada federal do partido, para discutir a sucessão de 2010. O único pepista que defendeu a tese do "apoio já" ao PT na corrida presidencial foi o ex-líder na Câmara Mário Negromonte (BA). Apesar do entusiasmo geral com o aceno do PSDB ao presidente do partido, senador Francisco Dornelles (RJ), cotado para vice na chapa presidencial de José Serra, ninguém defendeu o atrelamento imediato à candidatura tucana.
A Bahia de Negromonte e o Rio de Janeiro de Dornelles são dois dos nove Estados em que as regionais do PP apoiam a candidatura Dilma, segundo levantamento da direção partidária.

Chávez ''vota'' em Dilma e ataca FHC
Sem rodeios para comentar as eleições no Brasil, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, declarou ontem que seu "coração" está com a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. A declaração, no hotel em que se hospedou, antecedeu o constrangimento no Itamaraty, horas depois, ao ser indagado sobre quando deixará o governo venezuelano.
Chávez está na presidência da Venezuela há 11 anos e, depois de muito tergiversar, mostrou-se espantado com o fato de a pergunta ter sido resultado de consenso entre os jornalistas brasileiros. Alegou, então, que o rei da Espanha tem um cargo "vitalício" e seu primeiro-ministro pode se reeleger indefinidamente. O rei Juan Carlos de Bourbon foi justamente o chefe de Estado a cortar abruptamente as críticas de Chávez ao governo espanhol, na Cúpula Ibero-Americana do Chile, em 2007. "Por que você não se cala?", cobrou Juan Carlos de Chávez na ocasião.

Duda Mendonça critica estratégia de 'transformar' candidata petista Aclamado no PT como o guru do marketing político responsável pela campanha vitoriosa de Lula em 2002, o publicitário Duda Mendonça vê hoje um cenário mais favorável à eleição de Dilma Rousseff, mas considera que a insistência do partido em transformá-la no que ela não é aumenta o potencial de erros da petista. A avaliação, feita por ele na terça-feira durante o curso Os Profissionais de Marketing Político-Estrategistas, Criadores ou Bruxos?, promovido pela Casa do Saber, no Rio, coincide com o momento em que a coordenação da pré-campanha de Dilma tenta contornar problemas na retórica da ex-ministra e a submete a treinamento intensivo.

Paraguai detém mais 2 por ataque a senador e pede extensão de emergência
A polícia paraguaia prendeu ontem mais dois brasileiros - identificados como Daniel Santos e Jusué dos Santos - suspeitos de terem participado no atentado de segunda-feira, quando um grupo armado crivou o carro do senador paraguaio Robert Acevedo com 60 disparos de fuzil, matando seus dois guarda-costas e ferindo o parlamentar no braço e na cabeça.
Além deles, outros dois suspeitos - Eduardo da Silva e Marcos Cordeiro Pereira - estão detidos desde de terça-feira no Paraguai. Eles foram capturados em Pedro Juan Caballero, vizinha à cidade sul-mato-grossense de Ponta Porã. Os investigadores paraguaios insistem na tese de que os quatro brasileiros, todos de São Paulo, teriam agido em nome da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
O Globo
Relator vota pela Lei da Anistia

O ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou ontem pela manutenção da Lei da Anistia, que, em 1979, beneficiou tanto autoridades como militantes da oposição que cometeram crimes durante a ditadura militar. Como relator, ele deu o primeiro voto do julgamento, que deverá ser concluído hoje. Se a maioria da Corte concordar com Eros Grau — como tende a acontecer neste caso —, continuará vedada a possibilidade de processar torturadores. A mesma regra vale para quem lutou contra o regime militar. Eros, que foi preso e torturado nos porões do DOI-Codi, ressaltou a importância da anistia como marco político fundamental para a restituição da democracia no país. O ministro, no entanto, ponderou que anistia não significa esquecimento ou perdão aos crimes cometidos contra os direitos humanos. Ele defendeu que, para fechar essa ferida histórica, sejam liberados os arquivos da ditadura. Eros citou uma poesia do uruguaio Mario Benedetti. E concluiu, emocionado: — Há coisas que não podem ser esquecidas. É necessário não esquecermos, para que nunca mais as coisas voltem a ser como no passado.
Para a União, lei é fruto de acordo

Embora esteja dividido internamente sobre o tema, o governo federal apresentou no julgamento de ontem posição amplamente favorável à Lei da Anistia. A sustentação oral em plenário coube ao advogado-geral da União, Luís Inácio Adams. Ele ponderou que todos compartilham do sentimento de “aviltamento moral e físico” aos atos da ditadura. No entanto, afirmou que a anistia é fruto de um acordo político firmado entre militares e civis num momento em que a prioridade era devolver a democracia ao país.

Na Câmara, uma proposta para mudar a Lei Áurea

A inusitada sugestão de projeto que tenta alterar a Lei Áurea, de 1888, para garantir indenização aos descendentes de proprietários de escravos, provocou debate na Comissão de Participação Legislativa da Câmara. Sob o argumento de que é uma ideia inconstitucional, o presidente da comissão, Paulo Pimenta (PT-RS), determinou o arquivamento. Deputados integrantes da comissão reagiram, alegando que a iniciativa deveria ter sido tomada com a participação deles. Pimenta sustentou que a escravidão foi um imenso erro cometido pela humanidade e que reconhecer o direito à indenização seria um retrocesso à legislação vigente e um ataque à dignidade humana.
PP não anuncia apoio a Dilma e adia decisão para convenção de junho

Assediados por tucanos e petistas, os integrantes da Executiva nacional do PP se reuniram ontem em Brasília e não anunciaram apoio à précandidata petista, Dilma Rousseff, decidindo jogar para a convenção de junho a decisão de manifestar ou não apoio a um candidato à Presidência. Embora faça parte da base governista, o partido tende a ficar neutro, como nas três últimas eleições presidenciais. A não ser que consulta aos diretórios estaduais indique a conveniência de formalizar uma coligação nacional. Se a aliança nacional não for aprovada, Dilma Rousseff pode perder um minuto e 36 segundos no horário eleitoral na TV.

'Meu coração está com Dilma'

Em pouco menos de oito horas no Brasil, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltou a dizer que torce pela pré-candidata petista, Dilma Rousseff e evitou comentar uma eventual vitória do tucano José Serra nas eleições. Minutos antes de se encontrar com o presidente Lula, que o aguardava no Itamaraty, Chávez disse que Dilma é a candidata do seu coração e mandou beijos para a petista.
— Meu coração está com Dilma — disse Chávez, na porta do hotel, lançando em seguida um beijo no ar: — Um beijo, Dilma.
Esta não foi a primeira vez que Chávez declarou apoio à pré-candidata petista. O presidente venezuelano tem repetido que a ex-ministra é sua amiga e que eles têm empatia.

Sem Ciro e com ajuda de Lula, PSB consegue primeiro acordo com PT

Um dia depois da saída do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) da disputa presidencial, o PSB conseguiu fechar o primeiro apoio do PT e do PMDB para um candidato socialista. A aliança formalizada ontem será em torno da candidatura do líder do PSB no Senado, Renato Casagrande, ao governo do Espírito Santo. O presidente Lula interferiu para formalizar o acordo. Foi o primeiro gesto em contrapartida à retirada do nome de Ciro.

Impasse sobre aposentados continua


Devido à posição do PMDB no Senado em favor de um aumento de 7,7%, líderes da base governista na Câmara e no Senado não chegaram ontem a um consenso sobre um reajuste de 7% para os aposentados que ganham acima do salário mínimo. Mas, para orçar um acordo, o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), apresentou ontem seu parecer, fixando o aumento em 7%, contra os 6,14% previstos no texto original da medida provisória 475. Vaccarezza é relator da MP 475, e os 7% já foram aceitos pelo presidente Lula, que terá hoje um jantar com senadores aliados para tentar resolver o impasse. Sem acordo, a votação foi novamente adiada para a semana que vem.
Funaro volta a acusar atual tesoureiro do PT 
Em depoimento à CPI das ONGs, o corretor Lúcio Funaro sugeriu ontem que o Senado investigue os três maiores fundos de pensão do país — Previ, do Banco do Brasil; Petros, da Petrobras; e Funcef, da Caixa Econômica Federal — para apurar suposto tráfico de influência do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Autor de denúncias contra o petista, acusado de cobrar propina para intermediar negócios com fundações, Funaro, beneficiado com delação premiada, afirmou que a quebra do sigilo revelará a intermediação de Vaccari. E sustentou que o tesoureiro mentiu.
— Vendo quais investimentos fizeram, com quem, a que taxas, vai ser fácil verificar se houve ou não (intermediação) — afirmou, citando como exemplo da influência do tesoureiro o fundo de investimentos lançado em 2004 pela Cooperativa dos Bancários do Estado de São Paulo (Bancoop), presidida por Vaccari até o início do ano.
Brasil tem 8 milhões de armas, aponta estudo

Pesquisa divulgada pelo Instituto Sou da Paz aponta a existência no Brasil, em 2009, de 8.080.295 armas cadastradas no Sistema Nacional de Armas (Sinarm), gerenciado pela Polícia Federal, e no Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (Sigma). Desse total, 7.313.227 de armas estavam registradas em nome de civis, empresas de segurança privada, transporte de valores, corporativas e nomes pessoais de agentes da Polícia Civil, Federal e das Guardas Municipais. Para a organização, preocupa a quantidade de armas com colecionadores e empresas de segurança, sobre as quais falta controle do poder público. O estudo analisou o impacto da implementação do Estatuto do Desarmamento, promulgado em dezembro de 2003.

PF poderá investigar morte de ambientalista 
A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados solicitou ao Ministério da Justiça a federalização das investigações do assassinato do líder comunitário e ambientalista José Maria Filho, de 44 anos, morto há nove dias. O ambientalista lutava, há mais de dez anos, contra a pulverização aérea de agrotóxico nas plantações de fruticultura irrigada na Chapada do Apodi, entre o Ceará e o Rio Grande do Norte. Autor do ofício que pede a investigação pela Polícia Federal (PF), o deputado federal Chico Alencar (PSOL) alega que o crime foi cometido por motivo social.

Folha de S. Paulo
BC aumenta juros após 19 meses
Para conter um possível superaquecimento da economia após a crise e suas consequências inflacionárias, o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu aumentar em 0,75 ponto percentual a taxa básica de juros, para 9,5% ao ano. A menos de cinco meses das eleições, a decisão unânime do colegiado alterou uma sequência de nove meses de estabilidade da Selic em 8,75%. Conforme nota divulgada após a reunião, a alta na taxa ocorreu "para assegurar a convergência da inflação à trajetória de metas".
Apesar da aposta do mercado em uma elevação já na reunião de março, o comitê optou por manter a Selic inalterada na ocasião. Naquele momento, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ainda postulava uma eventual candidatura nas eleições deste ano.

Marina vai à Colômbia analisar estratégia de "surpresa verde"
O PV quer pegar carona no fenômeno Antanas Mockus, o candidato verde que assumiu a ponta da corrida presidencial na Colômbia. A senadora Marina Silva programou uma excursão ao país vizinho no próximo dia 20. A ideia é conhecer a estratégia que transformou o ex-prefeito de Bogotá em favorito. "Queremos construir um eixo MM, Mockus-Marina", anima-se o coordenador da candidatura verde, Alfredo Sirkis. Para ele, o exemplo colombiano comprova o "potencial de crescimento da ecologia política". "Nossos países são diferentes, mas acredito que as mesmas causas produzam os mesmos efeitos", afirma.

Lula rebate Serra e defende o Mercosul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou um discurso ao lado do colega venezuelano Hugo Chávez ontem no Itamaraty para rebater, de forma velada, as críticas ao Mercosul feitas pelo pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, e atacar a política externa de Fernando Henrique Cardoso. Serra afirmou na semana passada, em palestra para empresários mineiros, que o bloco econômico seria uma barreira para que o Brasil faça acordos comerciais. Em entrevista à Folha, ele amenizou a declaração, explicando que o Mercosul "deve ser flexibilizado, para que não seja um obstáculo para políticas mais agressivas de acordos internacionais".

Em sigilo, Dilma grava programa em Minas e RS

A pré-candidata a presidente Dilma Rousseff participou ontem e anteontem de gravações no Rio Grande do Sul e em Minas para o programa partidário do PT que irá ao ar no próximo mês em rede nacional. Ela tentou manter em segredo suas viagens e se irritou com uma equipe de reportagem que descobriu sua presença em Minas. Anteontem Dilma esteve em um assentamento de trabalhadores rurais em Brumadinho (região metropolitana de Belo Horizonte). Ontem, ela visitou um parque eólico em Osório (95 km de Porto Alegre).

Petista troca nome de presidente em 1909 em gravação
Dilma Rousseff costuma trocar nomes de cidades e pessoas em discursos de improviso. Ontem, o deslize ocorreu numa entrevista produzida por sua assessoria, o "Fala Dilma", áudio oferecido a rádios do interior. Ao falar sobre educação, se referiu ao presidente em 1909 como sendo, "eu acho", Arthur Bernardes. Na verdade, Affonso Penna foi o presidente até junho, quando morreu. Nilo Peçanha assumiu. Bernardes só ocuparia o cargo em 1922. Dilma não se manifestou.

Aécio diz que pode intermediar aliança de Serra com o PP
O ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) se disse à disposição, ontem, para intermediar uma aproximação entre a campanha de José Serra à Presidência e o senador Francisco Dornelles (PP-RJ).
Aécio é primo de Dornelles, que é citado entre os tucanos como um eventual plano B no caso de efetiva recusa do próprio Aécio Neves em aceitar o posto de vice na chapa de Serra. Aliado do governo Luiz Inácio Lula da Silva, o PP está dividido sobre o apoio a Dilma Rousseff (PT) em outubro.

Campanha do PT está "desvirtuada", diz Duda

A seis meses da eleição, o publicitário Duda Mendonça avalia que o pré-candidato tucano à Presidência, José Serra, está com a "estratégia correta" de não se opor ao presidente Lula, fazendo com que a discussão eleitoral se mantenha sobre a competência de governar, levando vantagem sobre a pré-candidata petista, Dilma Rousseff, por ser mais experiente. José Eduardo Cavalcanti de Mendonça, 65 -responsável pelo marketing eleitoral quando Lula foi eleito presidente em 2002 e orientador da comunicação do governo até o escândalo do mensalão, em 2005-, acha que a eleição será competitiva, acredita que Dilma vence, mas analisa com ressalvas o momento da corrida eleitoral.

Decisão do STF deu diploma de jornalista a 1.098

O Ministério do Trabalho já concedeu 1.098 registros de jornalistas a trabalhadores sem diploma na área desde que o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, em junho do ano passado, acabar com a obrigatoriedade de formação específica para o exercício da profissão. Os registros para esses profissionais vêm sendo emitidos de forma diferenciada. Enquanto o trabalhador com diploma é classificado de jornalista profissional, os sem graduação na área são enquadrados como jornalista/ decisão STF. De acordo com o Ministério do Trabalho, a diferenciação visa informar ao empregador se o profissional tem ou não o diploma.

Desfigurado, projeto contra ficha suja está pronto para ir a plenário
Com um texto totalmente modificado, líderes dos principais partidos do governo assinaram ontem requerimento para que o projeto que proíbe a candidatura de pessoas com ficha suja siga direto para o plenário da Câmara. A promessa agora é votar a proposta na semana que vem. Mesmo assim, ela não deve valer para as eleições deste ano. O texto, de iniciativa popular, foi apresentado ao Congresso com 1,6 milhão de assinaturas em 2009, mas o relatório, com flexibilizações, só foi apresentado ontem à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

Doleiro confirma remessa à Universal


Doleiros ouvidos anteontem pelo Ministério Público de São Paulo confirmaram que a agência de câmbio Diskline, do Rio, hoje desativada, realizou remessas de dinheiro clandestinas para contas bancárias nos Estados Unidos supostamente relacionadas à Igreja Universal do Reino de Deus. Segundo o jornal "O Estado de S. Paulo", uma das sócias da empresa informou ter realizado, em média, remessas de R$ 5 milhões por mês, entre 1995 e 2001.

Tesoureiro do PT sofre acusação em CPI que investiga cooperativa

O doleiro Lúcio Bolonha Funaro acusou o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, de mentir sobre encontros que manteve com ele e de ter uma "relação umbilical" com o grupo Schahin, "alvo de investigações da polícia e do Ministério Público por suspeita de lavagem de dinheiro e evasão de divisas". Em depoimento em março, Vaccari disse que havia se encontrado com o doleiro uma vez, quando foram apresentados pelo deputado Valdemar Costa Neto (PL). "Mentira. Não posso revelar o teor das reuniões. Mas tratamos de operações financeiras", disse Funaro à CPI das ONGs no Senado.

Correio Braziliense
Campanha ao lado de Aécio
A troca de afagos entre o pré-candidato à Presidência José Serra e o ex-governador mineiro Aécio Neves deixa claro que o PSDB não quer correr o risco de perder a disputa no segundo colégio eleitoral do país. Durante a passagem do presidenciável pela região mais paulista de Minas, os dois não se descolaram. Logo que Aécio chegou na cidade, 15 minutos depois de Serra, os ex-governadores foram para uma sala ainda no aeroporto e tiveram uma conversa reservada de cinco minutos. Aécio prometeu reforçar a campanha do ex-governador paulista no estado e no país. Garantiu que vai viajar com o pré-candidato depois de uns dias de “férias”. A agenda ainda não está fechada.

De olho no tempo dos outros
Devidamente costuradas as principais alianças à Presidência da República, os dois pré-candidatos ao Palácio do Planalto mais bem colocados nas pesquisas, José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), miram agora em duas legendas médias: PP e PTB. O maior atrativo dos dois partidos é o tempo de televisão que cada um vai dispor durante o horário eleitoral gratuito. Juntos, os dois significam mais três minutos à propaganda em rede nacional. As alianças regionais, contudo, devem levar as duas siglas à neutralidade. Somente a governador são 11 pré-candidatos anunciados por PP e PTB.

Ficha limpa, só na terça
Para driblar a sucessão de manobras lançadas pelos deputados que temem o projeto da Ficha Limpa, a Câmara levará a proposta direto a plenário para que os eleitores conheçam os parlamentares que apoiam e os que tentam engavetar a sugestão. A aprovação do regime de urgência para levar a iniciativa à apreciação sem exame da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) é a última esperança para tentar aplicar o Ficha Limpa nas próximas eleições. O presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), afirmou que o pedido de urgência será votado na próxima terça-feira. No mesmo dia, a matéria deve ser analisada em sessão extraordinária. Líderes do PT e do PMDB que se recusaram a assinar a urgência apoiaram ontem o envio da proposta a plenário. Se o Ficha Limpa não for aprovado e sancionado até 6 de junho, não valerá para este ano.

Um a zero pela Lei de Anistia
O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou ontem o julgamento da ação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que pede a revisão da Lei da Anistia, promulgada em 1979, no auge da ditadura militar brasileira. Único a votar, o relator do processo, ministro Eros Grau, se posicionou contra o pedido, ao defender uma “anistia ampla, geral e irrestrita”, conforme aprovada há mais de 30 anos. Depois do voto de mais de duas horas, a sessão foi suspensa no começo da noite. Os ministros seguiram para um jantar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada. O julgamento será retomado hoje à tarde, quando mais oito ministros terão direito a voto.

Programa a toque de caixa
O governo federal corre para publicar nas próximas semanas o decreto que cria o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), com investimentos da ordem de R$ 8,5 bilhões. Os recursos serão necessários para ampliar a rede de transmissão de dados e levar a conexão rápida à internet a todo o país até 2014. A ideia original do Planalto é de que pelo menos 100 cidades recebam o serviço em 2010. Hoje, mais de 3 mil municípios ainda não têm banda larga disponível.

Congresso alerta o governo
As consultorias de Orçamento da Câmara e do Senado preparam nota conjunta para alertar sobre os conflitos administrativos e judiciais que serão gerados pela proposta de transferir do Congresso para o Executivo o poder de paralisar obras com indícios de irregularidades graves. Essa mudança está prevista no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) apresentado pelo próprio Executivo. As consultorias já divulgaram uma nota com informações preliminares lembrando que a Constituição Federal prevê a sustação de contrato pelo Congresso no caso de irregularidade informada pelo Tribunal de Contas da União.

Depoimento tumultua CPI
Em depoimento à CPI das ONGs no Senado, o corretor Lúcio Funaro, aquele que ficou famoso quando foi apontado como um doleiro envolvido no mensalão do PT, disse estar pronto para uma acareação com o tesoureiro petista, João Vaccari Neto, e fez uma série de denúncias envolvendo a Petrobras, o grupo de empresas Schahin e os fundos de pensão. “A relação de Vaccari com o grupo Schahin é umbilical. Basta ver como os negócios da empresa cresceram no atual governo. Todos os contratos da Schahin com a Petrobras têm problemas”, afirmou.

Adolescentes sem vontade de ir às urnas

O prazo para tirar o Título de Eleitor termina no próximo dia 5, mas muitos jovens ainda não se alistaram. Desde a última eleição, o número de eleitores brasileiros com 16 e 17 anos — que têm o voto facultativo — caiu 28%. Os adolescentes, que em 2006 ultrapassavam 2,4 milhões de votantes, não chegam a 1,8 milhão este ano. A queda também atingiu o Distrito Federal, mas em menor proporção. O total de eleitores com menos de 18 anos diminuiu 10,6%, o que significa uma baixa de 2.489 votantes nessa faixa etária. Para estas eleições, já se alistaram mais de 59 mil eleitores candangos de 16 a 18 anos.
Fonte: http://congressoemfoco.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga