segunda-feira, 19 de abril de 2010

Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervasieau - URCA

 
 
Mensagem do professor Fábio Rodrigues (Escola de Artes)
__________________________________________
Estimado Augusto e demais companheir@s,
 

Nós da Escola de Artes (direção, professores, estudantes e funcionários) não iniciaremos o semestre dia 22 de abril e sim no dia 26. Entendemos que no dia 22 e 23 de abril devemos debater a situação atual que enfrentamos na universidade como um todo e, especificamente, na Escola de Artes. Para que possam compreender hoje somos 7 professores efetivos para dois cursos (Teatro e Artes Visuais). No departamento de Artes Visuais somos 3 efetivos e 4 no de Teatro. Além dos efetivos contamos com 3 professores contratados (substitutos?), porém, deveriamos receber mais um contratado que foi aprovado recentemente em concurso. No entanto, até o momento este contrato não foi efetivado. Também, aguardamos a realização de um "novo" concurso para contratação de mais 3 professores, não me refiro ao concurso para efetivo, pois para este perfil necessitamos de aproximadamente 20 novos professores para os dois departamentos e cursos.

Nossa decisão de tratar da questão coletivamente e só iniciar as aulas no dia 26 se justifica ainda pela situação que lhes descrevo a seguir:

1. O Departamento de Artes Visuais iniciará o semestre com uma carência de 9 disciplinas sem professor como podem observar:

I Semestre/Disciplinas sem Professor: História da Arte I (60), Desenho I (60), Pesquisa e Prática Pedagógica em Artes I (105).
II Semestre/Disciplinas sem Professor: História da Arte II (60), Desenho II (60), Pesquisa e Prática Pedagógica em Artes II (105).
III Semestre/Discplinas sem Professor: História da Arte no Brasil e no Ceará (60), Pintura I (60, Pesquisa e Prática Pedagógica em Artes III (105).

2. O Departamento de Teatro iniciará o semestre com uma carência de 3 disciplinas sem professor como podem observar:

I Semestre/Disciplinas sem Professor: Pesquisa e Prática Pedagógica em Artes I (105).
II Semestre/Disciplinas sem Professor: Pesquisa e Prática Pedagógica em Artes II (105).
III Semestre/Disciplinas sem Professor: Pesquisa e Prática Pedagógica em Artes III (105).

É importante acrescentar que desde a abertura dos referidos cursos informamos a universidade que passariamos por esta situação, no entanto, a cada semestre tem se agravado porque não foi realizado concurso para professor efetivo. Um exemplo do agravamento já é bem sentido pela não oferta da Disciplina Gravura e Projetos Gráficos que se não for resolvido neste semestre a Primeira Turma do Curso de Artes Visuais não poderá concluir o curso no tempo desejado, portanto, tudo indica que um curso de graduação de 4 anos deverá ser integralizado em 4 e meio ou mais...


Nos colocamos a disposição de todos, os convidamos para participarem de nossas reuniões e debates nos dias 22 e 23 e oferecemos nossas instalações para possíveis reuniões conjuntas ou assembléias que se façam necessárias.

Um forte abraço,


Fábio Rodrigues
Diretor da Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervasieau
Universidade Regional do Cariri - URCA
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino da Arte - NEPEA
Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos - GPEACC/CNPq
fone: (88) 3102-1194 - 3102-3054
curriculo lattes
http://lattes.cnpq.br/8911805265683899

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga