segunda-feira, 19 de abril de 2010

DILMA: “Garotinho é um companheiro histórico”.


Garotinho vai disputar o governo do Rio pelo PR

Divulgação
Garotinho, ao lado de Rosinha Matheus, lança
pré-candidatura ao Rio com ataques a Cabral
Fábio Góis

Ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho anunciou neste domingo (18), por meio de seu site, que é pré-candidato do Partido Republicano (PR) ao governo do estado nas eleições de outubro. A decisão foi divulgada no dia em que o partido realizou o 1º Congresso Estadual do Partido Republicano, na Zona Sul da capital fluminense.

“Vou ser candidato ao governo do Estado. Unidos nós podemos mudar o Estado do Rio”, anunciou Garotinho no espaço-limite de 140 caracteres do Twitter. Ele chegou ao evento ao lado da esposa, Rosinha Garotinho, aclamado pelos militantes e na condição de pré-candidato.

O apoio à pré-candidata do PT à sucessão de Lula, Dilma Rousseff, ainda não foi conclusivamente definido no congresso estadual. Os militantes do PR adiaram a decisão para ter mais segurança em relação à contrapartida de Dilma e do PT em relação a Garotinho. Mas há sinais de que haverá a confirmação desse apoio ao pré-candidato ao governo tem sinais. A ex-ministra da Casa Civil chegou a declarar que “Garotinho é um companheiro histórico”.

Em seu discurso, Garotinho disse que o apoio do PR a Dilma não é incondicional. "Esse negócio de dizer que apoio não se recusa não serve para mim."

O problema é que o candidato à reeleição, o governador Sérgio Cabral (PMDB), é aliado de Lula e tem o apoio da ala majoritária do PT no Rio. Integrante do principal partido da base em plano federal, Cabral já manifestou publicamente, mais de uma vez, sua contrariedade quanto ao fato de Dilma ameaçar subir em palanque duplo no Rio, na tentativa de amealhar votos de candidatos adversários. O impasse pode levar Dilma a criar um problema para a coligação petista no estado.

Enriquecimento ilícito

No discurso, Garotinho atacou Cabral e disse que o peemedebista enriqueceu ilicitamente. O pré-candidato do PR levantou suspeitas sobre um apartamento comprado por Cabral no prédio onde mora, na Zona Sul do Rio, que teria sido transformado em academia. Garotinho também fez menção ao escritório que a primeira-dama fluminense, Adriana Anselmo, fundou com a participação de empresas prestadoras de serviço ao governo do estado.

O evento do PR serviu para a definição de candidatos do partido a governador, senador, deputados federais e estaduais. Cerca de 6 mil pessoas de diversos bairros da região metropolitana e do interior do estado prestigiam o congresso, que deveria ter sido realizado no fim de semana anterior, mas foi adiado em razão das fortes chuvas que devastaram o estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga