domingo, 25 de abril de 2010

ANEL aos Calouros da URCA

NOTA DA ANEL (Assembleia Nacional dos Estudantes Livre)
 
BOAS VINDAS AOS CALOUROS


Olá Calouros da URCA. Primeiramente gostaríamos de parabenizá-los pela vitória nessa tão árdua batalha que é ingressar na Universidade Regional do Cariri. A batalha começa desde os dias penosos dias de preparação na escola e cursinhos pré-vestibulares. Ai passada essa fase, chega outra mais complicada: lutar por isenção da taxa ou arcar com absurdos R$100. Conseguido isso, chega a hora mais tensa, que é fazer as provas. Bem, para uns, depois delas é só tristeza, por ter que enfrentar mais uma jornada nos bancos de cursinho. Já para vocês, foi só alegria, neh?! Cabeça/sobrancelha raspada, família feliz, farras pra comemorar etc. E depois disso, pronto! Agora é só alegria!!! Afinal de contas, passaram em uma Universidade Pública, que apesar dos alguns probleminhas, é excelente e vão conseguir se formar bem, e sair bem preparados...

Pois é, sem querer ser estraga-prazeres, temos que lhes contar algumas verdades.
A URCA passa por seriíssimos problemas estruturais, tentaremos que fazer uma breve lista dos mais graves, afinal de contas, vocês terão quatro anos ou mais pra conhecê-los bem.
Primeiramente, A Universidade não é uma Escola, onde vamos simplesmente para assistir aulas e voltar pra casa. Ela se baseia em um tripé de Ensino(esse mesmo em sala de aula), Pesquisa(onde nos aprofundamos cientificamente em assuntos relevantes para a nossa formação) e Extensão(depois de aprendermos com a pesquisa, devemos extendê-la para a comunidade onde estamos inseridos).
Infelizmente, em nossa Universidade esse tripé está “capenga”. O Ensino está prejudicado, pois temos uma carência de mais de 155 professores EFETIVOS, somente para os cursos das cidades de Crato Juazeiro e Barbalha, segundo dados da própria reitoria. Se pensarmos nos cursos de Iguatu, Campos Sales e Brejo Santo... Bem, dobra este número. Essa mesma Reitoria não pressiona nosso Governador por concurso pra preencher essas carências e se contenta apenas com concurso pra professores temporários, pois sabe que para o Governador, a prioridade é o Aquário na beira-mar de Fortaleza. Isso mesmo. Palavras do próprio Excelentíssimo. Com isso, Tanto o ensino fica prejudicado, como a Pesquisa e a Extensão, pois professores efetivos com Mestrado e Doutorado trazem à Universidade bolsas de iniciação científica e extensão.

Tem mais! Podemos deixar de ser Universidade e virarmos Centro Universitário. O que significa isso? Só teremos ensino e não mais, pesquisa e extensão. Bem, se o professor quiser fazer pesquisa... Pode! Mas se vira professor! Dê um jeito você! Essa questão é fruto da Reforma Universitária do Governo Lula e da política nefasta do Governo Cid(a mesma de seus antecessores, também), quando diz que não fará concurso para professor efetivo e não irá ampliar as universidades estaduais. O fato é que nem mantendo o que temos ele está!

Em Segundo lugar, somos uma Universidade Regional, não é mesmo? Por isso, temos estudantes de várias cidades que se não tiverem como arcar com o transporte pago, não podem estudar, pois aqui não temos nem uma Residência Universitária para abrigá-los, nem um Restaurante Universitário, para que possamos nos alimentar sem ser com lanches caros e prejudiciais à saúde. A infra-estrutura de nossa biblioteca é precária. Os estudantes da Escola de Artes passam por sérios problemas de falta de Professores e já foram quase desalojados do prédio onde estudam..

Mas calma, nem tudo está perdido. Nós sabemos que a única forma de solucionar esses problemas é através da LUTA! Isso mesmo, nos unirmos para cobrarmos do Governo do Estado e de sua Reitoria fantoche que nos respeitem e garantam-nos uma Universidade Pública, Gratuita, Democrática e de Qualidade. É para construir essa LUTA, que nós construímos a Assembléia Nacional dos Estudantes – LIVRE (ANEL).
E é através dela que vimos chamar vocês a se somarem a nós para fortalecer o Movimento Estudantil da Luta, combativo e independente, para reconstruirmos o Diretório Central dos Estudantes (DCE) há quase 4 anos abandonado pela Reitoria mirim(UNE).

Compareçam à Assembléia Geral dos Estudantes, no dia 04/05(Terça-feira), às 19h, no pátio da Pedagogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga