NOTA DA ANEL (Assembleia Nacional dos Estudantes Livre)
BOAS  VINDAS AOS CALOUROS
Olá Calouros da URCA. Primeiramente  gostaríamos de parabenizá-los pela vitória nessa tão árdua batalha que é  ingressar na Universidade Regional do Cariri. A batalha começa desde os  dias penosos dias de preparação na escola e cursinhos pré-vestibulares.  Ai passada essa fase, chega outra mais complicada: lutar por isenção da  taxa ou arcar com absurdos R$100. Conseguido isso, chega a hora mais  tensa, que é fazer as provas. Bem, para uns, depois delas é só tristeza,  por ter que enfrentar mais uma jornada nos bancos de cursinho. Já para  vocês, foi só alegria, neh?! Cabeça/sobrancelha raspada, família feliz,  farras pra comemorar etc. E depois disso, pronto! Agora é só alegria!!!  Afinal de contas, passaram em uma Universidade Pública, que apesar dos  alguns probleminhas, é excelente e vão conseguir se formar bem, e sair  bem preparados...
Pois é, sem querer ser  estraga-prazeres, temos que lhes contar algumas verdades.
A URCA passa por seriíssimos problemas  estruturais, tentaremos que fazer uma breve lista dos mais graves,  afinal de contas, vocês terão quatro anos ou mais pra conhecê-los bem.
Primeiramente, A Universidade não é uma  Escola, onde vamos simplesmente para assistir aulas e voltar pra casa.  Ela se baseia em um tripé de Ensino(esse mesmo em sala de aula), Pesquisa(onde  nos aprofundamos cientificamente em assuntos relevantes para a nossa  formação) e Extensão(depois de aprendermos com a pesquisa,  devemos extendê-la para a comunidade onde estamos inseridos). 
Infelizmente, em nossa Universidade  esse tripé está “capenga”. O Ensino está prejudicado, pois temos uma  carência de mais de 155 professores  EFETIVOS, somente para os cursos das cidades de Crato Juazeiro e  Barbalha, segundo dados da própria reitoria. Se pensarmos nos cursos de  Iguatu, Campos Sales e Brejo Santo... Bem, dobra este número. Essa mesma  Reitoria não pressiona nosso Governador por concurso pra preencher  essas carências e se contenta apenas com concurso pra professores  temporários, pois sabe que para o Governador, a prioridade é o Aquário  na beira-mar de Fortaleza. Isso mesmo. Palavras do próprio  Excelentíssimo. Com isso, Tanto o ensino fica prejudicado, como a  Pesquisa e a Extensão, pois professores efetivos com Mestrado e  Doutorado trazem à Universidade bolsas de iniciação científica e  extensão.
Tem mais! Podemos deixar de ser  Universidade e virarmos Centro Universitário. O que significa isso? Só  teremos ensino e não mais, pesquisa e extensão. Bem, se o professor  quiser fazer pesquisa... Pode! Mas se vira professor! Dê um jeito você!  Essa questão é fruto da Reforma Universitária do Governo Lula e da  política nefasta do Governo Cid(a mesma de seus antecessores, também),  quando diz que não fará concurso para professor efetivo e não irá  ampliar as universidades estaduais. O fato é que nem mantendo o que  temos ele está!
Em Segundo lugar, somos uma  Universidade Regional, não é mesmo? Por isso, temos estudantes de várias  cidades que se não tiverem como arcar com o transporte pago, não podem  estudar, pois aqui não temos nem uma Residência Universitária para  abrigá-los, nem um Restaurante Universitário, para que possamos nos  alimentar sem ser com lanches caros e prejudiciais à saúde. A  infra-estrutura de nossa biblioteca é precária. Os estudantes da Escola  de Artes passam por sérios problemas de falta de Professores e já foram  quase desalojados do prédio onde estudam..
Mas calma, nem tudo está perdido. Nós  sabemos que a única forma de solucionar esses problemas é através da  LUTA! Isso mesmo, nos unirmos para cobrarmos do Governo do Estado e de  sua Reitoria fantoche que nos respeitem  e garantam-nos uma Universidade Pública, Gratuita, Democrática e de  Qualidade. É para construir essa LUTA, que nós construímos a Assembléia  Nacional dos Estudantes – LIVRE (ANEL).
E é através dela que vimos chamar vocês  a se somarem a nós para fortalecer o Movimento Estudantil da Luta,  combativo e independente, para reconstruirmos o Diretório Central dos  Estudantes (DCE) há quase 4 anos abandonado pela Reitoria mirim(UNE). 
Compareçam à  Assembléia Geral dos Estudantes, no dia 04/05(Terça-feira), às 19h, no  pátio da Pedagogia. 
Nenhum comentário:
Postar um comentário