sábado, 24 de abril de 2010

Memorial do Homem Kariri - Conhecendo o Kariri I

A região do Cariri, sul do Ceará, que tem sua população estimada em 800 mil habitantes, onde a pequena cidade de Nova Olinda (12 mil habitantes) está inserida, em um pólo regional de 25 cidades próximas ligadas culturalmente pela sua principal atração a Chapada do Araripe, conhecida internacionalmente por sua reserva fossilífera e pesquisas paleontológicas com fósseis de 110 milhões de anos.
O Cariri é privilegiado pela Chapada do Araripe, um oásis no centro do seco sertão nordestino, lugar que foi habitat de populações humanas desde a pré-história, herdando dos seus primeiros habitantes, os índios Kariri, o seu nome regional, de quem herdou também a herança em patrimônio material e imaterial. A região é fortemente marcada pela presença de mitos, lendas, rituais, festas, religiosidade, música, danças, grutas com expressões gráficas rupestres, santuários entre outras formas de riqueza e patrimônio cultural.
Pioneiro da colonização do sertão do Ceará, o Cariri foi colonizado por Baianos da Casa da Torre, que conquistaram as terras indígenas com a cultura da pecuária no final do século XVII. Hoje a região é conhecida também pelo turismo religioso com o culto e romaria ao Padre Cícero em Juazeiro do Norte, que traz anualmente, milhares de romeiros. O Cariri, por sua riqueza e força cultural, constitui se o berço da cultura do Ceará.

A Chapada do Araripe
A Chapada do Araripe delimita geograficamente três estados: Ceará, Pernambuco e Piauí; tem uma forma tabular, medindo cerca de 180 quilômetros de comprimento no seu maior eixo leste/oeste, e com uma variação de cerca 30 a 70 quilômetros de largura no seu eixo norte/sul. No topo da Chapada, a sua área é de 7.500 quilômetros quadrados e sua altitude varia de 1000 a 700 metros. Suas coordenadas geográficas são: 38º30’ a 40º55’ de longitude Oeste de Greenwich e 7º07’ a 7º49’ de latitude sul. O seu território envolve em termos geográficos dois espaços do Nordeste:

- A bacia sedimentar do Araripe: constituída de uma zona comprida, alta, que é o topo da chapada, e de uma zona mais limitada, que é o sopé das encostas da chapada. Esta zona limitada é mais ampla ao norte, no estado do Ceará.

- Os setores em volta da bacia: ao norte, a depressão sertaneja setentrional;
ao sul, parte da depressão sertaneja meridional; ao oeste, parte do complexo Ibiapaba.

- Em termos ambientais, a Chapada do Araripe envolve três tipos de territórios:
A Área de Proteção Ambiental do Araripe (APA- 1997) no centro com uma vegetação mais abundante: a Floresta Nacional do Araripe (FLONA- 1946).

- Áreas extensas no entorno da APA, semi-áridas, que devido à ação antrópica estão passando por um processo de desertificação parcial.

- Áreas urbanas, em processo de modernização.

Ao norte, a natureza do subsolo dessa bacia sedimentar torna a Chapada do Araripe um grande reservatório de água (aqüíferos), dando origem às inúmeras fontes de pés de serra: O Cariri cearense.

Saiba mais sobre a Fundação Casa Grande



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga