sexta-feira, 7 de maio de 2010

SINDURCA e Estudantes fazem audiência com a Reitoria da URCA


Por: Prof. Augusto Nobre

Companheir@s

De acordo com o que foi deliberado na nossa última assembléia, o SINDUCA em conjunto com estudantes, inclusive com representação da ANEL, se reuniu com a Reitoria da URCA na terça-feira passada, dia 04 de abril, para fazer mais uma cobrança acerca da abertura de Edital para Concurso de Professores e Funcionários Efetivos que cubra todas as carências da URCA.

Durante a audiência falaram pela Reitoria, o Prof. Plácido (Reitor) e o Prof. Mota (Pró-Reitor de Graduação), que cogitaram a possibilidade de contratação dos chamados professores colaboradores, que seriam professores contratados de forma temporária pela FUNDETEC (Fundação Privada dita de apoio da URCA). Isto representaria uma maior precarização do trabalho docente, além da enorme irregularidade. Lembrando que se isso acontecer, voltaremos ao patamar de 1995, quando tínhamos esta categoria de professores na URCA. Cabe lembrar que a carência de recursos e a aviltante diminuição dos salários geram um processo acelerado de privatização das universidades públicas em seu próprio interior. Interna e externamente, montam-se estruturas privatizantes, por intermédio de fundações de apoio, criadas associativamente como empreendimentos privados com o pretexto de suprir as deficiências de recursos públicos e garantir uma suposta agilidade na gestão de recursos. Essa forma de privatização encontra defensores dentro e fora da universidade, mas é incompatível com uma educação pública de qualidade que defendemos.

Os presentes rechaçaram esta possibilidade, por entender que o problema da falta de professores não é novo, que não é por falta de aviso e porque também não temos nenhuma garantia que será realizado um concurso que realmente supra nossa real necessidade. Todos entendem que o anunciado concurso para 60 vagas sequer ameniza nossa carência. Lembrando que muitos substitutos terão seus contratos encerrados nos próximos meses. O Prof. Mota afirmou que “a carência de professores efetivos para os Campi de Crato, Juazeiro e Barbalha é na verdade de 173 professores, sendo 60, as vagas de reposição e 113, as vaga de professores que possibilitaria integralizar todos os cursos destes Campi ”.

Mais uma vez a Reitoria se comprometeu em enviar para o governo do Estado os editais, sendo que desta vez, a solução apontada pela reitoria para nossa carência de professores seria feita em três etapas: 1) Realização imediata do concurso público com 60 vagas para reposição dos casos de exonerações e falecimentos; 2) Abertura imediata de Edital para concurso público com de 113 vagas para o pleno funcionamento dos curso que funcionam nos campi do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha; e 3) Abertura de concurso que regulamente a situação dos campi de Iguatu e Campos Sales.
Ou seja, a reitoria se comprometeu em montar um cronograma de Editais para que o Governo Cid possa abrir CONCURSO  PARA 293 PROFESSORES NA URCA , sendo  173 (60+113) vagas para os Campi de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha; 92 vagas para o Campus de Iguatu; e 28 vagas para o Campus de Campos Sales

O movimento irá cobrar do governador um comprometimento  com essas resoluções.
Vamos a Luta!
_______________________________________________
LEMBRETES
1 - ASSEMBLEIA DOS PROFESSORES DIA 11 DE MAIO, 19h30min, Sala de Vídeo do Pimenta, com a seguinte PAUTA:
-  INFORMES (Concurso para Professor Efetivo)
-  ESCOLHA DE DELEGADOS PARA O II CONGRESSO DA CONLUTAS E PARA O CONGRESSO DA CLASSE TRABALHADORA.
2 - Eleições para nova diretoria do ANDES-SN, dias 11 e 12 de maio (procurem o SINDURCA);
3 - II CONGRESSO NACIONAL DA CONLUTAS  e  CONGRESSO DA CLASSE TRABALHADORA, 3 a 6 de junho de 2010 em Santos-SP
_______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga