quinta-feira, 27 de maio de 2010

Na Câmara Municipal de Crateús, "resplandecente descerá o índio"

Crateús tem primeiro vereador índio do CE

Clique para Ampliar

Renato Gomes da Costa diz que, como vereador, quer representar os índios e todo o povo de Crateús

SILVANIA CLAUDINO
27/5/2010

O Índio Renato, da etnia Potiguara, toma posse, hoje, na Câmara de Vereadores do Município de Crateús

Crateús. Esta cidade está prestes a se tornar o primeiro Município do Ceará a ter um índio na Câmara dos Vereadores. Renato Gomes da Costa, conhecido e registrado como Índio Renato, ficou na primeira suplência da coligação "Crateús Feliz e de Todos" ao obter 639 votos, na última eleição. Com a licença do vereador Adriano das Flores, ele assumirá uma cadeira na Câmara. A posse acontece hoje, na Escola Diferenciada Raízes Indígenas.

Não é à toa que a posse acontecerá na Escola. É ali onde estudam muitas crianças e adolescentes, remanescentes dos indígenas das etnias Potiguar, Kalabaça, Kariri, Tabajaras e Tupinambá. É também onde Renato leciona e pratica, junto com sua mãe, Helena, que é a diretora, alguns rituais, como o toré, conhecida dança indígena. Além disso, é no Conjunto São José, local em que a escola é situada, onde reside grande parte dos 2.210 índios existentes em Crateús, cadastrados pela Funai.

O Universitários Kariri, com alegria, deixa uma linda homenagem ao representante da Nação Potiguar ,na voz de Caetano Veloso. 

"Surpreenderá a todos, não por ser exótico
Mas pelo fato de poder ter sempre estado"
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga