segunda-feira, 17 de maio de 2010

DCE/UFC - Jornada de Lutas pela Assitência Estudantil

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Ceará, DCE-UFC, entidade representativa dos estudantes da UFC, conjuntamente com os Centros Acadêmicos dos cursos do campus Cariri da UFC, realizará, conforme deliberação no Planejamento do DCE com os Centros e Diretórios Acadêmicos, ocorrido nos dias 17 e 18 de abril, a Jornada de Lutas pela Assistência Estudantil que está acontecendo na segunda quinzena de maio com programação simultânea em todos os campi da UFC no estado do Ceará.
           
            A Jornada terá como eixos centrais discussões sobre o acesso (ou sua ausência) ao transporte, alimentação e moradia. A assistência estudantil é o que garante a permanência dos estudantes, principalmente os mais pobres, na Universidade. Entendendo que a Universidade deve servir aos interesses justamente da grande maioria da população brasileira, que é minimamente representada dentro das Universidades pelos estudantes pobres, a assistência estudantil tornou-se prioridade para o movimento estudantil no ano de 2010. A construção de uma Universidade verdadeiramente pública, gratuita, de qualidade e que caminhe para o atendimento das camadas mais oprimidas da sociedade brasileira passa por uma política séria e inovadora de assistência estudantil. É nesse sentido que defendemos essa bandeira, e é com esse horizonte que pretendemos seguir construindo as lutas dentro do movimento estudantil da UFC.

Dentro da programação construída pelo campus Cariri acontecerá um ato público dia 19 de maio com concentração na Praça das Cacimbas (avenida Carlos Cruz, próximo a passarela) às 07 horas, com as seguintes pautas reivindicatórias: 
                 
- Transporte público de qualidade, com maior disponibilidade de horários atendendo as demandas da comunidade universitária;
- Saídas de ônibus com horários programados do campus Juazeiro do Norte da UFC Cariri;
     - Pavimentação das vias de acesso a UFC Cariri e urbanização do bairro Cidade Universitária;
     - Iluminação pública efetiva nas vias de acesso as instituições de ensino superior;
     - Acessibilidade e direito de ir e vir com segurança e autonomia como previsto na lei 10.098/00.

Pedimos o apoio dos demais estudantes caririenses nessa luta. Queremos, com esse movimento, promover um momento onde possamos nos conciliar, construir um movimento estudantil que acolha todas as universidades e suas causas. A união é a única forma de que dispomos para adquirir voz ante as arbitrariedades dos que detêm o poder.                     
                   
_________________________________
Diretório Central dos Estudantes da UFC
Gestão da Luta Não me Retiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga