quinta-feira, 6 de maio de 2010

Ficha Limpa? Não tenha nada a ver com isso!


Deputados explicam fuga na votação do ficha limpa

Thomaz Pires e Edson Sardinha
São as mais diversas as justificativas dos deputados que não participaram da votação do projeto ficha limpa, embora estivessem presentes à sessão da Câmara em que o tema foi objeto de deliberação. Procurados pelo Congresso em Foco, parte dos 55 parlamentares usou como argumento compromissos inadiáveis, indisposição e até mesmo falhas no sistema de votação para explicar o fato de terem registrado a presença, mas deixarem o plenário no momento da votação do texto-base da proposta.
O deputado Mário Heringer (PDT-MG) foi um dos que invocaram falhas técnicas em seu voto. Segundo ele, o voto não foi registrado no painel da Câmara. “Eu achei estranho meu voto não ser computado. Na hora até pensei em questionar isso, mas preferi deixar de lado”. O parlamentar irritou-se com a reportagem e desligou o telefone ao ser questionado se permaneceu no plenário até o fim da sessão.
Surpreso ao ser procurado pelo Congresso em Foco, o deputado Rubens Otoni (PT-GO) também se referiu a problemas com o sistema de votação. “Eu votei normalmente. Até agradeço o contato de vocês informando o fato. Vou verificar o motivo pela qual não foi registrado meu voto”, disse o parlamentar.
Segundo a lista de presença da sessão, iniciada às 21h09 de ontem (4) e encerrada a 0h27 desta quarta-feira (5), 445 parlamentares registraram presença. Mas apenas 389 votaram. O presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), também estava presente, mas ele só vota em caso de empate.

Já o deputado Roberto Magalhães (DEM-PE) atribuiu a ausência em plenário no momento da votação à dificuldade em acompanhar a matéria. “Eu já estava em casa quando votaram o mérito. Meus assessores ligaram informando, mas fiquei sem motorista para retornar. Quem acompanha o plenário sabe que às vezes as votações acabam passando batidas”, argumentou.
O líder do PDT, Dagoberto (GO), explicou que estava no Salão Verde dando uma entrevista e que foi por isso que perdeu a votação. Ele afirma que ainda tentou votar, mas quando chegou ao  plenário, a votação já tinha se esgotado. Ele ressalta que, inclusive, já tinha encaminhado o voto da sua bancada favoravelmente ao projeto.

As bancadas com maior ausência na votação foram as de Minas Gerais e do Piauí. Dez dos 46 parlamentares mineiros presentes não votaram, nem a favor, nem contra, nem se abstiveram formalmente. O mesmo ocorreu com metade dos dez deputados piauienses, que estavam presentes na sessão mas não registraram voto.

O texto-base do projeto ficha limpa foi aprovado com 388 votos favoráveis. O único voto contrário, de Marcelo Melo (PMDB), segundo seu autor, foi dado por engano. Além dos 55 deputados que estavam presentes e não votaram, outros 68 faltaram à sessão. A votação dos destaques está prevista para esta tarde.

O site continua aberto a qualquer outro deputado que também queira justificar os motivos da sua ausência na votação.
Fonte: http://congressoemfoco.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga