sábado, 7 de novembro de 2009

SINDURCA-SS – ANDES-SN - conlutas

Por Francisco Augusto Silva Nobre

SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
InformANDES Nº113 - Brasília-DF, 6 denovembro de 2009 - www.andes.org.br

Professores da UFSC restabelecem Seção Sindical do ANDES-SN
A emoção tomou conta dos professores da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC que participaram da assembléia geral, na tarde de quinta-feira (5/11), convocada para reorganizar a Seção Sindical do ANDES-SN na instituição. “Foi um momento revigorante para todos nós, porque demonstrou o quanto o Sindicato Nacional é importante para os docentes e o quanto esses docentes querem ser representados por esta entidade sindical”, afirma a vice-presidente da Regional Sul do ANDES-SN, Bartira Silveira Grandi.
CONLUTAS - Seminário nacional aprova congresso em junho de 2010 para fundar nova central
Quando Neida Oliveira, da Conlutas, e Lujan Miranda, da Intersindical, anunciaram a proposta de consenso da comissão de organização do seminário, às 14 horas da segunda-feira, o plenário rompeu em aplausos, chuvas de papel picado e declarações emocionadas. Na primeira semana de junho será realizado um congresso nacional que deliberará sobre a nova central.
ANDES-SN defende que MEC defina aplicação dos recursos da DRU
O fim da incidência da Desvinculação dos Recursos da União – DRU sobre os recursos constitucionalmente destinados à educação constitui um avanço importante para aumentar os investimentos na área. Entretanto, agora, é preciso assegurar que seja o Ministério da Educação – MEC que faça uma interlocução com a sociedade para definir as prioridades de aplicação desses novos recursos. Quem afirma é o presidente do ANDES-SN, Ciro Teixeira Correia.
ANDES-SN pleiteia mais transparência para concessão da bolsa produtividade
O ANDES, representado pela Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Maringá - SESDUEM, encaminhou, no dia 29/10, um pedido administrativo junto ao CNPq, no sentido de pleitear mais transparência nos critérios de concessão da Bolsa de Produtividade.
Agenda
ANDES-SN promove 1º Encontro do Coletivo Jurídico de 2009
Nos dias 20 e 21/11, será realizado o 1º Encontro do Coletivo Jurídico do ANDES-SN de 2009, para discutir temas como carreira docente, aposentadoria especial, registro sindical e greve no serviço público, entre outros.
Seções Sindicais
Conselho Universitário da UFF aprova plebiscito sobre cursos pagos
Depois de algumas tentativas frustradas de reuniões sem quorum, uma sessão sem muitas polêmicas do Conselho Universitário - CUV da Universidade Federal Fluminense - UFF, realizada no dia 28/10, finalmente aprovou o plebiscito que decidirá sobre os cursos pagos na instituição.
Grupo de pesquisa da reitora USP é denunciado por plágio
Pesquisadora do Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a professora Angela Hampshire Lopes encaminhou à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP uma denúncia de plágio contra um grupo de pesquisadores do qual faz parte a professora Suely Vilela. A reitora da USP é co-autora de um artigo científico que reproduz, sem citar a fonte, material originalmente publicado, cinco anos antes, por um grupo de pesquisa liderado pela professora Angela Lopes.
Seminário da APUFPR debate o Estado contemporâneo e o serviço público
Na próxima segunda-feira (9), a Associação dos Professores da UFPR (APUFPR –Ssind) realiza um Seminário sobre o Estado Contemporâneo e o Serviço Público. O evento acontece no Teatro da Reitoria da Universidade, das 9h às 12h e das 14h às 18h. As palestras que compõem a atividade são voltadas a professores, estudantes universitários, servidores públicos e representantes de entidades sindicais.
Reitores da BA reúnem-se com o Fórum das 12 e confirmam “caos” para 2010
Após dois meses de espera, por sua solicitação, o Fórum das 12 (ADs, SINTEST e DCEs) reuniu-se com o Fórum dos Reitores, em 27/10, na UNEB, para discutir a pauta emergencial das três categorias. Nas falas dos reitores ficou explícito o descontentamento com as posições do Governo em relação às UEBA.
Câmara faz sessão especial em homenagem aos 20 anos da SEDUFSM
A Câmara de Vereadores de Santa Maria realiza uma sessão especial de homenagem aos 20 anos da SEDUFSM na próxima quinta, 5 de novembro. O evento inicia às 18h, no plenário Coronel Valença, na Câmara Municipal, localizada à rua Vale Machado, nº1415. A solicitação de homenagem foi feita pelo vereador e servidor da UFSM, João Carlos Trindade, o Jorjão, da bancada do PT.
Mais lutas
Servidores do MTE iniciam paralisação por tempo indeterminado a partir do dia 10
Os Servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no Estado de São Paulo entram em greve, por tempo indeterminado, a partir do dia 10 de novembro (terça-feira), por melhores condições de trabalho e de atendimento à população. A paralisação foi referendada em assembléia estadual do setor, realizada no último dia 3.
Deputados favoráveis à CPI do MST receberam doações da Cutrale
Quatro deputados federais que assinaram o requerimento favorável à criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) contra o MST receberam doações da Sucocítrico Cutrale, empresa que monopoliza o mercado de laranja do Brasil e acumula denúncias na Justiça.
Artigos, análises e leituras
Países pobres chegam a ter 89% de fuga de cérebros
Em Guiana, que faz fronteira com Roraima e Pará, de cada dez pessoas que terminam a faculdade, nove deixam o país. Quadro semelhante foi constatado em Granada e na Jamaica (8,5 em cada dez), no Haiti (8,4) e em pequenos países africanos e asiáticos, aponta o estudo Fluxo de Capacidade: Uma Reconsideração Fundamental da Mobilidade dos Trabalhadores Capacitados e o Desenvolvimento. O trabalho faz parte de uma série de pesquisas que subsidiaram o RDH (Relatório de Desenvolvimento Humano) de 2009, intitulado Ultrapassar Barreiras: Mobilidade e desenvolvimento humanos.
Suspeita de vazamento de césio isola universidade no Paraná
A suspeita de vazamento do isótopo radioativo césio 137 no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná, no bairro Jardim das Américas, na manhã desta quinta-feira, 5, levou o Corpo de Bombeiros a retirar todas as pessoas que estavam no prédio e a isolar uma área correspondente a um quarteirão. Os estudantes somente voltaram às salas de aula depois que a possibilidade de contaminação foi descartada.  
Mais notícias em www.andes.org.br
Para receber este informativo escreva para imprensa@andes.org.br
SINDURCA-SS  /  ANDES-SN  /  conlutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga