sábado, 7 de novembro de 2009

A História do Espinho que furou o olho de Lampião

Por Hildegardis Ferreira(*)


A hora avançava mais ninguém nem percebia, todos alí sentados vivendo o mágico momento de acesso ao cordel ou a "rede dos cordelistas", desfrutando de vários assuntos e com a oportunidade ímpar de estar "in loco", no "software" dos Cordelistas, chamado de Academia dos Cordelistas do Crato.
Quem passasse na "porta da rua", certamente iria achar que éramos um bando de anormais, pois lá sorríamos, cantávamos, aplaudíamos, sem esquecer do respeitável e necessário silêncio, às vezes quebrado por conversa de crianças, e olhares fixos naquele ou naquela que estava a declamar.


Era outro mundo, era outra "Era"? Não, isso foi ontem (06/11)!  Era algo renascentista que ainda conseguimos preservar, que me fez lembrar de um dos primeiros cordelista brasileiro, o pernambucano Leandro Gomes de Barros nos "idos" de 1800 e "lavai pedra", que dizia:
"Nós temos cinco governos
O primeiro é federal
O segundo é do Estado
Terceiro o municipal
O quarto a palmatória
E o quinto o velho punhal"


E a História do Espinho que furou o olho de Lampião?



Essa é de outoria do Prof. Ulisses Germano Leite Rolim, natural da cidade de Iguatu(Ce), tendo berço familiar em Jucás(Ce), mudou-se depois pra "Capitá" e há mais de 06 anos convive e ajuda a construir e preservar a história cultural do povo Caririense, morando na cidade do Crato(Ce).
Professor de Artes, instrumentista, compositor, cantador, dramaturgo e mais uma dúzia de qualidades que daria pra completar uma porção de gente e mais, inaugurou o PQP - Partido das Questões Pertinentes que encontra-se na cladestinidade, mas atuante em defesa da moral, da ética e da decência.



Entre o Cego Cantador, a Autoridade e o Espinho, é uma história boa de se contar, de se cantar e de alertar aos desavisados, que postura devemos ter e tomar diante dos malversadores do patrimônio público.
Portanto, façamos como o Poeta Ulisses Germano Leite Rolim ao ser abordado por um político:
"Se aproxime não!
Se aproxime não!
Eu sou o "espim" que furou
O olho de Lampião!"

Aproveito para parabenizar a Academia dos Cordelistas do Crato, a Lira Nordestina pela belíssimo Encontro do Verso Cantado & das Graphias e aos Artístas da Xilogravura.

(*) Hildegardis Ferreira: Poeta da Lenda da Batateira, do Pau da Bandeira e de vários versos já musicados.

Contato do Prof. Ulisses: eulissesg@yahoo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga