terça-feira, 10 de novembro de 2009

Câmara rejeita 180 dias de aula para ensino superior

Elton Bomfim
Nilmar Ruiz: a Constituição garante autonomia às universidades para fixar os currículos dos cursos e das atividades programadas.
A Comissão de Educação e Cultura rejeitou na quarta-feira (4) o Projeto de Lei 3617/08, do Senado, que obriga as universidades a manter no ano letivo, que é de 200 dias, o mínimo 180 dias efetivos de aula. A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - Lei 9.394/96).

A rejeição foi pedida pela relatora, deputada Nilmar Ruiz (PR-TO). Como a rejeição foi na única comissão que lhe analisou o mérito, a proposta será arquivada, caso não seja aprovado recurso para que seja votada pelo Plenário.

Autonomia
A deputada Nilmar Ruiz propôs a rejeição sob o argumento de que a Constituição garante autonomia às universidades para fixar os currículos dos cursos e a forma como as atividades programadas serão desenvolvidas.

Segundo ela, haveria intromissão nos trabalhos acadêmicos ao estipular o tempo efetivo de aula. "Qualquer iniciativa nesse sentido seria uma ingerência na autonomia das universidades, contrariando o preceito constitucional", afirmou.

Notícias relacionadas:
Rejeitado reembolso a estudantes por aulas não ministradas
Ensino superior: comissão aprova lista de informações obrigatórias
Universitário poderá ser reembolsado por aula não dada

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Regina Céli Assumpção



Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga