terça-feira, 3 de novembro de 2009

PSOL inicia conversações com PV sobre eleições 2010

Da Agência Estado

Diante das investidas do PV com vistas à articulação da candidatura de Marina Silva ao Palácio do Planalto, o PSOL vai formalizar no sábado a abertura de um canal de diálogo com os verdes rumo às eleições de 2010.

Em reunião na capital paulista, os 17 integrantes da Executiva Nacional da legenda irão votar simbolicamente a proposta e definir o número de membros que farão parte do grupo incumbido de tomar a dianteira no diálogo com o PV. A iniciativa é de autoria da presidente da sigla, a ex-senadora e vereadora Heloisa Helena (AL), que desde agosto sinaliza a sua predileção por concorrer ao Senado Federal no ano que vem.


No aguardo da chancela do PSOL sobre a sua participação na disputa ao Senado, que será dada apenas em convenção no mês de março, Heloisa Helena trabalha pelo apoio do partido àquela que é sua candidata preferida à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"O nome de Heloísa ao Senado é questão praticamente consolidada", assegura o secretário-geral da sigla, Edilson Silva. "O canal de diálogo será formalizado no sábado, quando daremos um passo importante em direção a um eventual acordo com o PV", acrescenta.

Diálogo

A formação de uma aliança entre PSOL e PV em torno do nome de Marina Silva se estende informalmente desde setembro. A pedido de lideranças da sigla favoráveis ao acerto, o senador José Nery (PA) e o deputado federal Ivan Valente (SP) vinham dialogando com a ex-ministra do Meio Ambiente sobre a proposta. Amiga de longa data de Marina, Heloísa tomou as rédeas da negociação no começo de outubro, quando o ex-governador de Alagoas Ronaldo Lessa (PDT) sinalizou que concorrerá ao Executivo estadual. A movimentação facilitaria a eleição de Heloísa a uma das duas vagas ao Senado no pleito de 2010.

Outra frente de negociação entre as duas legendas tem nascido no diálogo entre membros do PSOL e um comitê de articulação política do PV, composto por seis membros da Executiva Nacional da legenda. O responsável pela costura de um eventual acordo entre as siglas é o ex-deputado federal Luciano Zica (PV-SP), ex-petista com movimentação entre lideranças do PSOL. De acordo com ele, as negociações têm avançado nas últimos meses em direção a um acerto. "Já há intenção manifesta do PSOL em fazer uma composição", confirmou.

Fonte: http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga