terça-feira, 24 de novembro de 2009

Trabalhadores sem formação podem conseguir certificado

Os ministérios do Educação e do Trabalho e Emprego vão oferecer uma prova para certificar profissionais sem estudos específicos

Do R7

Trabalhadores com grande experiência e domínio do ofício, mas que não tenham feito formação específica, como costureiras e pedreiros, vão poder ser formalmente reconhecidos. Agora, o profissional poderá fazer um exame de avaliação de competências e obter um certificado. Assim, o nível de escolaridade será elevado.
Uma portaria dos ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego, publicada nesta segunda-feira (23) no Diário Oficial da União, cria a Rede Certific (Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada). Esse programa permite que os institutos federais de educação, ciência e tecnologia atuem como centros certificadores de conhecimentos não formais.

O programa também oferecerá cursos de formação inicial para os trabalhadores, integrando educação básica com o aprendizado técnico em áreas como construção civil, metal-mecânica, gastronomia e turismo, entre outras.
De acordo com o MEC (Ministério da Educação), os institutos federais de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Mato Grosso já deram início ao projeto-piloto, ao firmar parcerias com as prefeituras das cidades participantes. Há a expectativa de que todos os 38 institutos ofereçam o programa. A formatação dos cursos e dos exames de avaliação levará em conta as necessidades e as exigências do mercado.
Fonte: http://noticias.r7.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga