terça-feira, 2 de março de 2010

APPLE e a violação das Leis Trabalhistas

 
Apple admite que algumas de suas fábricas usaram trabalho infantil

A Apple admitiu que algumas de suas fábricas espalhadas pelo mundo violaram diversas leis trabalhistas, até mesmo contratando menores de idade para a fabricação de iPhones, ipods e computadores Macintosh. A revelação foi feita no site da empresa, após uma auditoria em 102 fábricas na China, Taiwan, Tailândia, Malásia, Cingapura, Coreia do Sul, República Tcheca, Filipinas e EUA.
A empresa não revelou o nome dos infratores, mas em seu relatório "Responsabilidade dos Fornecedores" disse que jovens de 15 anos foram contratados em países onde o limite de idade para trabalhar é 16.
Em mais de 60 instalações os funcionários trabalhavam mais do que as 60 horas semanais determinadas pela Apple, que exige também um dia de descanso a cada seis de trabalho. Além disso, 24 parceiros pagavam menos que o salário mínimo e 57 não ofereciam todos os benefícios exigidos por lei.
A Apple afirma que cancelou o contrato de pelo menos um fornecedor com repetidas violações. A empresa americana diz que criou um programa para educar funcionários quanto a seus direitos a ambiente de trabalho seguro e respeitoso.
A maioria das fábricas da Apple fica na China onde as condições de trabalho em algumas fábricas chegam a extremos de rigidez. No ano passado, um funcionário de uma fornecedora chinesa da Apple cometeu suicídio após perder um protótipo de iPhone.
Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga