Por Francisco Augusto Silva Nobre
REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA CONLUTAS ESTADUAL / CE
Convidamos as entidades e os movimentos filiados ou não para a reunião extraordinária da Conlutas Estadual / CE, que será realizada no dia 24 de outubro, sábado, a partir das 14:30, na sede da Entidade, na Rua Agapito dos Santos, 480 (no prédio do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil), com a seguinte proposta de pauta: Informes gerais; Seminário Nacional de Reorganização, Encaminhamentos.
ANDES-SN, FASUBRA, SINASEFE e MST protestam, juntos, na Câmara dos Deputados
FONTE: CONLUTAS
ANDES-SN, Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras – FASUBRA e Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – SINASEFE, com o apoio do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra – MST promoveram na terça-feira, um ato público na Câmara dos Deputados para discutir a Reforma Universitária e a Carreira no Serviço Público.
Os manifestantes lotaram a sala 4 das Comissões da Câmara, para denunciar projetos em tramitação no parlamento que colocam em xeque a educação como direito do cidadão, transformando-a em mera mercadoria. Durante o evento, que se estendeu das 9h às 12 horas, eles contaram com manifestações de apoio do Movimento de Oposição ao DCE da UNB e de deputados de diferentes legendas.
"REFORMA UNIVERSITÁRIA": QUAIS OS INTERESSES ENVOLVIDOS?
FONTE: ANDES-SN
Está em tramitação, na Câmara dos Deputados, um conjunto de 14 Projetos de Lei (PL), e centenas de emendas a eles apostas, a que se convencionou chamar de "reforma universitária". O relatório final da Comissão Especial constituída foi prometido para dezembro. Esse conjunto de propostas trata de questões estruturais de todas as Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas.
A análise desses documentos causa preocupação na medida em que se verifica que os PL favorecem as propostas que tem sido defendidas por instituições privadas, no sentido de ampliar a desregulamentação da educação de modo a permitir ampliar, ainda mais, sua já absurda exploração mercantIL.
As iniciativas do governo nesse mesmo sentido, e a tendência privatizante de parcela significativa do Congresso Nacional, fazem com que seja necessário promover a mais ampla articulação no sentido de se contrapor a esses projetos e fazer avançar a luta em defesa dos princípios que nortearam a construção do Plano Nacional de Educação Proposta da Sociedade Brasileira nos anos 90.
É para trazer subsídios quanto ao conteúdo destes projetos e contribuir para fazer a necessária contraposição a essas propostas, de modo articulado com maior conjunto possível de entes sociais e políticos, que a Diretoria do ANDES-SN está encaminhando para a mais ampla divulgação e debate o documento "Reforma universitária": quais os interesses envolvidos?
- Metalúrgicos da Gerdau em São José dos Campos fazem greve de 24 horas por Campanha Salarial.
SINDURCA-SS, ANDES-SN, CONLUTAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário