sábado, 31 de outubro de 2009

SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Por Francisco Augusto Silva Nobre

Nº112 - Brasília-DF, 30 de outubro de 2009 - www.andes.org.br

Reunião de mediação na SRT: MTE sugere entendimento mesmo que fuja à CLT
Ocorreu no dia 28/10, na Secretaria de Relações do Trabalho -SRT do Ministério do Trabalho e do Emprego – MTE, uma reunião entre representantes do Ministério, do ANDES-SN e do Proifes, convocada nos termos da portaria MTE/186 de 10.04.08, que prevê esse tipo de procedimento nos casos de impugnações de pedidos de registro sindical, visando a autocomposição para solução dos conflitos, por decorrência da impugnação pelo ANDES-SN da solicitação de registro do Proifes.


NOTA DA DIRETORIA: A propósito do pedido de registro do Proifes
Desde que apresentou seu pedido de Registro Sindical no Ministério do Trabalho e do Emprego – MTE (publicado em 30/6 e já devidamente impugnado pelo ANDES-SN*), o Proifes tem procurado confundir a categoria fazendo sucessivos anúncios ou referências à "publicação do registro sindical do Proifes", a fim de passar uma ideia de legitimidade e de legalidade que absolutamente não detém.

ANDES-SN divulga relatório da reunião com o MEC, no dia 20/10
Já está disponível na página do ANDES-SN o relatório da reunião realizada com o ministro da Educação, Fernando Haddad , no dia 20/10, após manifestantes protestarem contra a recusa do Ministério em atender as solicitações de audiência protocoladas sistematicamente pelo Sindicato Nacional.

Conjuntura reforça importância do 29º Congresso do ANDES-SN
Ataque à carreira docente e à universidade pública, ofensiva do Proifes e proximidade das eleições do ANDES-SN reforçam importância do 29º Congresso convocado pela atual diretoria para ocorrer de 26 a 31 de janeiro de 2010, em Belém (PA), com o tema “Contrarreforma Universitária, ataques à carreira e ao trabalho docente: desafios do ANDES-SN na luta em defesa da Universidade pública”.

V Encontro de GTs inicia com debate sobre a privatização do estado brasileiro
A privatização do Estado brasileiro e suas conseqüências foi o tema que norteou a conferência de abertura do V Encontro de Grupos de Trabalho do ANDES- Sindicato Nacional dos Docentes, na manhã desta sexta, 23, no plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria.

Universidade em construção é a que atende ao “mercado”, diz ANDES-SN
O Movimento Docente sempre defendeu um projeto de universidade pública, gratuita e de qualidade, baseado no tripé ensino, pesquisa e extensão, completamente independente do mercado. Pois bem, esse modelo está “superado”. O modelo em construção pelo governo federal está intimamente atrelado a uma visão mercadológica, com base nas orientações de organismos como o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Organizadores fazem avaliação positiva do V Encontro dos GTs do ANDES-SN
O balanço do V Encontro de Grupos de Trabalho (GTs) do ANDES-SN, realizado em Santa Maria, de 23 a 25 de outubro, foi considerado “positivo” pelos organizadores. Além de representantes das universidades federais do estado (UFRGS, UFPel, FURG, UFSM e Unipampa), participaram docentes de vários estados como Pará, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Norte. Em torno de 40 pessoas estiveram nos painéis mais gerais bem como nas reuniões em grupo.

Seções Sindicais

Docentes do Amazonas celebram 30 anos de luta
Quem não conhece a história da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua), seção sindical do ANDES-SN, poderá verificar um pouco da trajetória dessa entidade por meio de fotografias. Docentes prepararam uma exposição de banners com fotos, documentos, boletins e jornais que possa mostrar a caminhada de luta da Adua, de 1979 a 2009, por uma universidade amazônica e democrática.

Mais lutas

Entidade estudantil diz não ao ENEM e denfende universidade pública para todos
Alertado pelo jornal Estado de São Paulo, o Ministério da Educação decidiu cancelar, na madrugada de quarta para quinta, dia 30 de setembro, a data do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), pois já havia certeza do vazamento da prova a partir da gráfica onde são impressas mais de 4 milhões de provas. A data da nova prova será nos dias 5 e 6 de dezembro.

Deputados favoráveis à CPI do MST receberam doações da Cutrale
Quatro deputados federais que assinaram o requerimento favorável à criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) contra o MST receberam doações da Sucocítrico Cutrale, empresa que monopoliza o mercado de laranja do Brasil e acumula denúncias na Justiça.
Internacionais

Vestibular chinês atrai 10 milhões de candidatos e mobiliza o país
A estudante Chen Ling Long, de 18 anos, fez parte do batalhão de 10,2 milhões de chineses que prestou em junho o exame nacional de admissão nas universidades, o maior vestibular do mundo. Chen e outros 6,3 milhões de aprovados se juntaram a uma população universitária que cresce a taxas recordes desde o fim da década de 90.

Artigos, análises e leituras

Seminário deve proporcionar avanço para reorganização dos trabalhadores - Por José Maria de Almeida e Sebastião Carlos
O Seminário Nacional convocado pela Comissão para a Reorganização (formada por Conlutas, Intersindical, MTST, MTL, PO e MAS) acontece nos dias 1º e 2 de novembro, em São Paulo (SP). A presença de centenas de dirigentes sindicais e ativistas dos movimentos populares e organizações estudantis é esperada no evento.

Os palestinos da Amazônia - Por Latuff
A convite do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (CEBRASPO), passei uma semana na companhia de lavradores nos acampamentos da Liga dos Camponeses Pobres (LCP), no interior do estado de Rondônia. Nestes meus dias ao lado dos aldeões, tive a honra de comer de sua comida, participar de suas conversas, de sua rotina, tomar conhecimento de suas necessidades, de suas demandas e seus sonhos. Povo forte, que sofre o diabo, mas que não tem medo dele.
Fonte: www.andes.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga