segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Diocese católica de Wilmington pede concordata

Washington, 19 out (EFE).- A diocese católica de Wilmington, no leste dos Estados Unidos, pediu concordata às vésperas de um julgamento devido a um caso de abuso sexual protagonizado por um de seus sacerdotes.


Segundo a imprensa local publica hoje, a declaração de concordata, apresentada na noite passada, enumera ativos em torno dos US$ 100 milhões, e dívidas na mesma quantia.

Em comunicado, o bispo da diocese, Francis Malooly, afirmou que "esta é uma decisão dolorosa, que esperava e que rezei para que nunca tivesse que tomar".

Segundo o bispo, a decisão foi tomada após chegar à conclusão, em consultas com seus assessores, que "não temos outra solução".

A declaração de quebra, acrescentou Malooly, "representa a melhor possibilidade, diante de recursos limitados, de oferecer o tratamento mais justo possível a todas as vítimas de abusos sexuais cometidos por sacerdotes de nossa diocese" e compensá-las mediante um processo único organizado pelos tribunais financeiros.

Com a iniciativa, a diocese se transforma na primeira na Costa Leste dos EUA a se declarar em concordata, e a sétima em todo o país desde que surgiram denúncias de abusos sexuais contra sacerdotes em Boston, há sete anos.

A diocese enfrenta 131 processos por supostos abusos sexuais cometidos por sacerdotes, a maioria depois da aprovação de uma lei em Delaware que permitia que as vítimas, durante um prazo de dois anos que terminava em meados deste ano, pudessem denunciar abusos independente do tempo que se passou desde que aconteceram. EFE
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga