terça-feira, 20 de outubro de 2009

Curtas-metragens contra a Corrupção



Os dois concursos de curtas-metragens que estão sendo promovidos pela Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) tiveram os prazos de inscrições prorrogados. Os interessados em participar do 1º Concurso do Minuto da CGU terão até o próximo dia 16 de novembro para remeter o requerimento de inscrição à sede da CGU, em Brasília. Já o prazo para o envio do requerimento de inscrição no 1º Concurso de Curtas-Metragens da CGU foi prorrogado para o dia 30 de novembro.
As obras devem ser inéditas, em qualquer gênero (ficção, animação, documentário etc), sobre o tema “Luta contra a corrupção: compromisso de todos”. Qualquer pessoa acima de 18 anos e residente no Brasil pode participar do Concurso do Minuto, sendo permitida a inscrição de dois curtas por concorrente. Vale ressaltar que, nesse caso, os filmes podem ser produzidos com qualquer tipo de câmera, inclusive de telefone celular. Já no outro concurso é permitida também a inscrição de empresa registrada no país, mas cada concorrente só pode participar com um projeto.
Em ambos, a temática dos curtas deve ser dirigida ao público em geral e desenvolver histórias que envolvam a sociedade; estimulem uma cultura ética, de intolerância e combate à corrupção por parte de cada cidadão; e promovam o debate e a reflexão sobre a importância de uma participação cidadã ativa no acompanhamento e controle da gestão pública. Saiba, abaixo, como obter maiores informações sobre o regulamento dos dois concursos.
Premiação
O resultado do 1º Concurso do Minuto da CGU será divulgado, no site da CGU, até o próximo dia 27 de novembro. Já o resultado do 1º Concurso de Curtas-Metragens da CGU será divulgado, também no site da CGU, até o dia 8 de janeiro de 2010.
A Comissão de Julgamento será composta por profissionais de comprovada experiência e notório saber na área audiovisual ou sobre o tema de prevenção e combate à corrupção, designados pela CGU. Entre os critérios que serão considerados para a seleção dos curtas e dos projetos, estão originalidade, criatividade, qualidade técnica, roteiro, e viabilidade técnica e comercial.
O 1º Concurso do Minuto da CGU vai premiar até 20 vídeos que alcançarem as maiores notas médias. Serão mil reais para cada um. Já o 1º Concurso Nacional de Curtas-Metragens da CGU vai selecionar os quatro melhores projetos – dois com vistas a receber apoio financeiro e dois para compor lista reserva. As obras devem ser orçadas em até R$ 70 mil e podem durar de 5 a 10 minutos. O contrato com os vencedores deve ser assinado em até 5 dias úteis após a publicação do resultado. A partir daí eles terão até 60 dias para apresentar o curta-metragem completo.
Os responsáveis pelos quatro melhores curtas do 1º Concurso do Minuto da CGU receberão ainda passagens e diárias para participar da cerimônia de comemoração do Dia Internacional contra a Corrupção, em Brasília, no mês de dezembro
Mais informações: www.cgu.gov.br/Concursos/Curtas
A CGU gostaria de contar com a sua colaboração no sentido de divulgar as informações referentes ao Concurso da CGU  nos meios de comunicação disponíveis (internet, newsletter, informativos impressos, jornais locais, releases,  murais, etc). Para tanto,  seguem modelos de banner para aplicação em sites que poderão ser direcionados para página oficial do concurso (<http://www.cgu.gov.br/Concursos/Curtas/index.asp>) ou reproduzidos no site das instituições parceiras.  Seguem , também, cartazes sobre os concursos.

Agradecemos a colaboração.
 
Concurso de Curtas
Comissão Executiva
Controladoria-Geral da União
61 2020-6750

<<20090922 - cartaz.pdf>>
<> <> <> <>
[Gerência de Promoção da Ética Transparencia e Integridade -GPETI]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga