quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O SILÊNCIO DAS UNIVERSIDADES

Por Hildegardis Ferreira

Já era noite nas Terras dos Kariris e já se tinha ouvido o "ronco" dos ônibus da Prefeitura, que vinham da Faculdade, dando início a uma certa inquietude na casa de D. Luzia:

Oh! Luzia, cadê o nosso menino que ainda não voltou da Faculdade?

- Sei não "Bem", deve de tá nesses movimentos universitários, tu num sabe como é?


Eu num sei de nada não! Num tô vendo nada na televisão de movimento estudantil, tá é na hora de falar  com esse menino, pra saber o que é que ele anda fazendo!

- Oh! "Bem", deixa de ser arredido "home de Deus", o menino tem que participar, ele é nossa esperança de transformar esse país, de lutar pela melhoria do nosso povo, principalmente por aqueles que não tiveram nem vez, nem voz!

Olhe Luzia, tu parece que é cega, num sabe! Tu num tá vendo que acabou essa história de estudante ir pra rua? Tá tudo é caladinho, é como diz o ditato "Tá tudo dominado"!

- Deixa de besteira "Bem", que eu também não te vejo mais como antes, num podia escutar uma notícia de político corrupto, que tu disparava a tua metralhadora e dizia os "do fim" com os políticos. Agora vejo as notícias da Câmara com a "Farra das Passagens", do Senado com os "Atos Secretos", do Governador viajando com a família para a Europa com o nosso dinheiro e tu calado, e tu calaaaado! Ainda fica dizendo que eu não vejo as coisas!

É de lascar um negócio desse, ainda tenho que engolir essas "pilérias"!

- Agora eu sei "Bem", porque o teu silêncio! O teu "deputaduzim" só vive de "atestado", num vai trabalhar na Câmara. Diz a notícia que ele é o Campeão de Falta na Câmara e ainda se acha o dono da razão! Com aquela língua ferina dele, num tem nem respeito pela gente, lasca um monte de palavrão quando é questionado!.

Aqui em casa toda vida foi desse jeito! É só falar em política, que tu se vira pra mim e diz o que tem vontade e pra acabar de completar, tu nunca me acompanhou no voto, tu sempre foi desse jeito! Eu nunca disse nada, mas que é falta de respeito é, a mulher num acompanhar o marido numa eleição! Ora se num ééé!!!

- Foi do tempo "Bem", foi do teeeempo!


Olhe Luzia, tá na hora da gente mudar o rumo da prosa, se não a gente vai durmir "intrigado".

Aos poucos se aproxima o filho "caminhando e cantando":... "Você não vale nada, mais eu gosto de você....."

Aí, reina o silêncio na casa de D.Luzia, assim como é O Silêncio das Universidades, nada se contesta para não correr o risco do isolamento, nada se diz para não correr o risco de ser apontado como responsável pelo quadro político e dos desmandos daqueles que se dizem representantes do Povo.
Como foi difícil levar o nosso povo a um novo caminho, como foi difícil chegar ao pouco que conquistamos, até parece que ser feliz pela metade já basta!
Precisamos acordar esse malfadado Silêncio das Universidades, para que as futuras gerações não possam vir a ser penalizadas pelo nosso conformismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga