quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Zilda Arns morre no terremoto que atingiu o Haiti

publicado em 13/01/2010 às 10h37:

Fundadora da Pastoral da Criança chegou ao país no dia do terremoto para dar palestra
Mônica Aquino, do R7
Valter Campanato/Agência Brasil
Foto por Valter Campanato/Agência Brasil
Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, entrega prêmio para Zilda Arns

Zilda Arns Neumann, de 75 anos, médica pediatra e sanitarista, fundadora da Pastoral da Criança, morreu no terremoto que atingiu o Haiti na noite da terça-feira (12). A informação foi confirmada pelo gabinete do senador Flávio Arns, sobrinho de Zilda. O gabinete foi informado da morte de Zilda Arns pela Presidência da República.
Zilda Arns chegou ao país no dia do terremoto para dar uma palestra nesta quarta-feira (13). Ela caminhava na rua com um militar brasileiro quando os dois foram atingidos por destroços de um prédio que caiu por causa dos tremores.
A assessoria do senador informou que ele embarcou em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) junto com o ministro da Defesa, Nelson Jobim. O embaixador do Brasil no Haiti, Igor Kipman, também viaja ao país. O Brasil anunciou o envio de US$ 10 milhões (R$ 17,3 milhões) e 14 toneladas de alimentos aos afetados pelo terremoto.
Segundo a assessora da Pastoral da Criança, Zilda Arns estava no país para ajudar crianças carentes e divulgar os trabalhos da pastoral. Ela estava acompanhada da irmã Rosângela Altoé.
Fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns era irmã de dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Emérito de São Paulo. Os dois nasceram em Forquilhinha, em Santa Catarina. Dom Paulo Evaristo Arns afirmou hoje que a irmã teve "uma morte bonita".
O arcebispo soube da morte da irmã através de uma ligação do gabinete da Presidência da República e recebeu a notícia com serenidade. Arns apenas pediu um momento de recolhimento para meditar e logo mais deverá divulgar uma nota sobre o falecimento.
Em 2006, ela foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz junto com outras 999 mulheres de todo o mundo. Nascida em Santa Catarina, ela morava em Curitiba, Zilda criou cinco filhos com o marido, morto em 1978. Uma de suas filhas, Sílvia, morreu em 2003 em um acidente de carro. Ela era avó de dez netos.




Pelo menos quatro militares brasileiros morreram no terremoto que atingiu o país. O general de brigada Carlos Alberto Neiva Barcellos, chefe da comunicação social do Exército brasileiro, informou a morte do primeiro tenente Bruno Ribeiro Mário, do segundo sargento Davi Ramos de Lima, e dos soldados Antônio José Anacleto, e Tiago Detimermani. O Exército também confirmou cinco militares feridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga