segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Brasília 50 anos – as primeiras imagens da capital

A saga dos candangos, a abertura das primeiras vias e a construção do Palácio da Alvorada. Documentário de 1957 mostra “épica aventura” no nascimento da “estrela-guia do futuro”
Edson Sardinha

Na abertura do ano que marca o cinquentenário da capital federal, o Congresso em Foco apresenta uma preciosidade histórica: o documentário As primeiras imagens de Brasília. As cenas, de 1957, registram a saga dos pioneiros, também conhecidos como candangos, a abertura das primeiras vias e a construção do Palácio da Alvorada. Uma Brasília que começava a sair das pranchetas de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, sob a supervisão do presidente Juscelino Kubitschek e do engenheiro Israel Pinheiro e com o suor de gente saída de todos os cantos do país.

Veja As primeiras imagens de Brasília:

Documentário cedido pelo Arquivo Público do DF

O vídeo, produzido pela Atlântida e dirigido pelo fotógrafo e documentarista francês Jean Manzon, mostra o nascimento de uma cidade "fadada a ser modelo para o mundo" e saudada como "noiva do Brasil", "árvore nacional plantada no Planalto Central", "estrela-guia do futuro", "a primeira metrópole construída na era da aviação", "pólo magnético em Goiás", "menina dos olhos" do país.
Saiba mais: http://congressoemfoco.ig.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga