quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

ENEM antecipa divulgação de Notas

O que fazer com a nota do Enem

Rafael Dias
Amanhã é o dia em que 2,6 milhões de candidatos de todo o Brasil conhecerão suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Um alívio para os feras que esperaram por quase dois meses pelos seus desempenhos na prova que substitui integral ou parcialmente os vestibulares das principais universidade públicas do estado.

Débora Maranhão, 17, diz que se a nota não for suficiente para ingressar em engenharia na UFPE, vai tentar a Rural. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press
A previsão inicial era 5 de fevereiro. Mas o Ministério da Educação (MEC) já confirmou a antecipação. Com isso, os candidatos que quiserem tentar vagas em instituições federais que adotaram o Enem integralmente poderão se inscrever na sexta-feira. Em Pernambuco, usam o exame como seleção única a UFRPE e a Univasf, em Petrolina. Já quem só quer a UFPE terá que esperar mais um pouco. A Covest deu prazo de uma semana após a divulgação do provão para divulgar o listão da Federal. Mas, com a nota do Enem em mãos, o que fazer? Essa deve ser a pergunta de todos os feras neste momento. Afinal, terão à disposição 48 mil vagas em 25 universidades federais.

Detalhes de como o estudante fará a inscrição ainda não foram divulgados pelo MEC. Isso deve ser feito até sexta por meio de publicação de portaria no Diário Oficial da União. Já é certo, porém, que o candidato não terá mais a chance de optar por até três universidades diferentes, como havia anunciado anteriormente o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacionais (Inep). Agora será uma única opção.

Olho nas notas - Após a divulgação das notas pelo site do Inep, os feras terão acesso a um programa on line, chamado de Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No sistema, poderão saber se suas notas são suficientes para obter a vaga na instituição desejada. Esse site de inscrição, construído pela Secretaria de Ensino Superior (Sesu), ainda não está pronto. Só entrará no ar na sexta-feira.
Saiba mais: http://www.diariodepernambuco.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga