segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

CONCURSO TRE/PE - Tumulto registrado

Tumulto durante concurso do TRE
Tumulto durante concurso do TRE

Trezentas pessoas em uma mesma sala, separadas por menos de 20 centímetros uma da outra, registrando todo o tumulto por celulares e máquinas fotográficas. A cena aconteceu no auditório do Colégio Boa Viagem (CBV), durante o concurso para o Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco (TRE/PE) realizado, ontem, no Recife, Caruaru e Petrolina. Com a confusão, o grupo deixou o prédio sem iniciar a avaliação. A seleção reuniu 85.721 inscritos para oito cargos, mas deverá ser anulada para os 1.987 candidatos a uma das quatro vagas de analista de sistemas. A decisão final será tomada hoje, em uma reunião com a comissão organizadora, pelo desembargador-presidente do TRE, Roberto Ferreira Lins.


Após a liberação das salas, grupo que iria disputar vaga de analista de sistemas do TRE saiu do prédio com a prova e cartão de respostas do concurso Foto: Júlio Jacobina/DP/D. A Press
Assim como as 300 pessoas que estavam fazendo prova no auditório do CBV, Cleiton Gonçalves, 29 anos, estava inscrito para o cargo de analista de sistemas e ficou impressionado com a quantidade de candidatos na sala. "O tumulto começou na fila para pegar a prova e assinar a ata. Depois começaram a chamar um por um", disse, contando que alguns já estavam com a prova enquanto outros não tinham recebido. O gaúcho Cassiano Maciel destacou que não era preciso olhar para o lado para ver a prova do vizinho. "As provas eram diferentes, mas a gente podia conversar, ver as questões. As cadeiras estavam muito próximas das outras, até no corredor", reclamou.

De acordo com membros da comissão de organização do TRE, a empresa organizadora do concurso, a Fundação Conesul de Desenvolvimento, reuniu 2.317 candidatos em 40 salas no Colégio Boa Viagem. "A média é de 40 por sala, mas como o auditório era maior colocaram 300 pessoas. Deu confusão", disse o vice-presidente da comissão, Alberto Manoel Pires. Alguns candidatos, que tinham entrado com celulares e máquinas, começaram a ligar para parentes e acionar a imprensa. "A gente começou a registrar a confusão como garantia. Quem vai arcar com o prejuízo? Vamos entrar com recurso se o caso não se resolver", garantiu um candidato do Paraná, que fotografou o tumulto e preferiu não se identificar. Os fiscais chamaram a polícia para ajudar a manter o controle. Antes das 10h, quem estava no auditório foi liberado.
Saiba mais: http://www.diariodepernambuco.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga