sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Joaquim Nambuco será homenageado

Câmara vai homenagear o abolicionista Joaquim Nabuco

A Câmara dos Deputados e a Academia Brasileira de Letras vão prestar em 2010 uma série de homenagens por ocasião do centenário da morte do jornalista, escritor, deputado, diplomata e abolicionista Joaquim Nabuco (1849-1910). A primeira homenagem vai ser o lançamento, em 1º de março, de um portal dedicado ao parlamentar.

Em seguida, serão realizadas exposições sobre o trabalho de Nabuco, palestras sobre os textos e estudos constitucionais deixados por ele, e uma aula à distância ministrada pelo deputado Chico Alencar (Psol-RJ).
O deputado André de Paula (DEM-PE) afirma que Nabuco foi uma figura central na história do Brasil do século 19. "Joaquim foi um homem plural, um homem que teve uma atuação muito destacada como abolicionista, acadêmico, diplomata, parlamentar. Era, portanto, um homem que se destacava em vários campos."

Campos de atuação
Segundo André de Paula, as homenagens na Câmara procuram integrar três campos de atuação de Nabuco: "a vertente parlamentar, com o trabalho que ele desempenhou na Câmara dos Deputados; a vertente do diplomata, que representou o Brasil no exterior; e a vertente do acadêmico, que inclusive foi um dos que inauguraram a Academia Brasileira de Letras, tendo sido seu primeiro secretário-geral."

Como parte das comemorações, também será editado um livro contendo os discursos parlamentares de Joaquim Nabuco, que revelam, a partir de 1878, dez anos de seu trabalho como abolicionista, pelo fim da escravidão no Brasil. "Ele acreditava que a abolição no Brasil não deveria ser um movimento revolucionário, e sim o resultado da conscientização da sociedade", diz André de Paula.

O site em homenagem ao abolicionista será hospedado no Portal da Câmara (www.camara.gov.br) e vai apresentar a agenda dos eventos dedicados a ele. Joaquim Nabuco nasceu em Recife, em 19 de agosto de 1849, e morreu em Washington, capital dos Estados Unidos, em janeiro de 1910.
Reportagem - Bruno Angrisano/Rádio Câmara
Edição - Pierre Triboli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga