segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

DONZELAS DO JATOBÁ

Fonte:
http://www.cariridigital.com/

Desfile do Bloco Donzelas do Jatobá em Barbalha no Carnaval 2010

Em 1982 jovens estudantes de Barbalha se reuniram e fundaram um bloco carnavalesco em homenagem a um grande jatobazeiro (pé de jatobá) situado na cidade de Barbalha, onde eram realizados encontros noturnos. Hoje uma das principais atrações do carnaval em Barbalha o Bloco das Donzelas do Jatobá, atrai muitas pessoas do nosso município e de cidades circunvizinhas, que se divertem muito com as dezenas de homens vestidos de mulheres. No final do desfile no Parque de Eventos de Barbalha, acontece a escolha das donzelas que mais se destacaram, com o desfile das mesmas em uma passarela onde se apresentam para o público e as donzelas mais bonitas e mais feias são premiadas.



Fundadores - Sávio Aires Furtado, Antônio Silmo, José de Naninha, Pipica (in memóriam), Jucier Duarte, Antônio João entre outros. A letra da música é de autoria do poeta e compositor - José Virlânio Gonçalves (Friaça).


MÚSICA


Que bom ver o meu bloco na rua
Com todas as donzelas a desfilar
Elas que relembram a história
De um velho pé de jatobá


Diziam que um velho carro preto
Todas as noites lá ia parar
Sabia o que ele ia fazer lá

Refrão

Jatobá, jatobazeiro
Se tu soubesses falar
Prá dizer quem são as moças
Que foram te visitar


Mas que pena
Pena que o velho jatobazeiro
Teve um dia de se acabar
Tirando o abrigo das donzelas
Lá elas não podem mais transar

Mas a fama que ele ganhou
Resolveram lhe homenagear
E hoje temos um bloco na rua
Que são as donzelas do jatobá




  

  

  


 

  

Um comentário:

  1. Na realidade é em homenagem às garotas que frequentavam o pé de jatobá nas noites de curtição. Elas eram como na gíria popular "encapadas", aí nas ruas da cidade apareciam em pleno carnaval. Não podia desfilar bichas, só as encapadas. Esse bloco popularíssimo foi criado em setenta e seis, a maioria universitários, que fundaram também a Barbasamba. A primeira porta estandarte foi Sitõe Luna.

    ResponderExcluir

Homenagem a Luiz Gonzaga