quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

DISTRITO FEDERAL E OS SERTÕES DE EUCLIDES DA CUNHA


"O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços do litoral. A sua aparência, entretanto, no primeiro lance de vista, revela o contrário(...). É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-Quasimodo (...) é o homem permanentemente fatigado (...) Entretanto, toda essa aparência de cansaço ilude (...) No revés o homem transfigura-se . (...) e da figura vulgar do tabaréu canhestro reponta, inesperadamente, o aspecto dominador de um titã acobreado e potente, num desdobramento surpreendente de força e agilidade extraordinárias." (Euclides da Cunha - Os Sertões)

Agora vejamos outro tipo de Sertanejo que Euclides da Cunha jamais conheceu:

O sertanejo fantasma da Câmara dos Deputados

Golpe da creche empregou cantor no gabinete do deputado Raymundo Veloso para ficar com seu salário e benefícios
Reprodução
Igor, o cantor da esquerda na dupla sertaneja, virou funcionário fantasma 
da Câmara no golpe da creche, que já desviou R$ 2 milhões
dos cofres públicos
Eduardo Militão
Beijou minha boca por quê?
Beijou minha boca
Agora me encontra e finge nem me conhecer
Beijou minha boca por quê?
Beijou minha boca
Diz que tem namorado e pede pra eu esquecer

Esse é o refrão de “Beijou minha boca”. Seria apenas mais uma tentativa de sucesso de uma dupla sertaneja, não fosse por um detalhe. Seu autor, o cantor Igor, da dupla Igor e Breno, foi durante 14 meses funcionário do deputado Raymundo Veloso (PMDB-BA). O problema é que Igor, ou Zenon Vaz da Silva, seu nome verdadeiro, não precisava aparecer para trabalhar. O cantor sertanejo era funcionário fantasma, peça no esquema de desvio de recursos públicos conhecido como “Golpe da Creche”, que vem sendo denunciado pelo Congresso em Foco . Ele não é o único personagem inusitado desse esquema que já desviou R$ 2 milhões do Orçamento da Câmara. Além do cantor sertanejo, há entre os fantasmas também um vendedor de pasteis.
Saiba mais: http://congressoemfoco.ig.com.br/
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga