terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Trabalho aprova autorização para empregado que for prestar concurso

Gilberto Nascimento
Para Maria Helena, projeto permite crescimento profissional do trabalhador.
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (16) o Projeto de Lei 5802/09, do deputado Mauro Nazif (PSB-RO), que dá ao empregado o direito de compensar as horas em que se ausentar para realizar concurso público ou participar de seleção de emprego na iniciativa privada.
Além disso, o projeto permite que o trabalhador deixe de comparecer ao serviço para realizar provas de avaliação de cursos instituídas pelo Ministério da Educação, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para ter direito ao benefício, o empregado deverá informar ao empregador a sua ausência com uma antecedência mínima de sete dias, apresentando o comprovante de inscrição no concurso ou de declaração do responsável pela seleção.
A relatora, deputada Maria Helena (PSB-RR), recomendou a aprovação da proposta. Para ela, o texto "procura conciliar os interesses do empregador com o direito ao crescimento profissional do trabalhador".
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será examinado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Daniella Cronemberger
  • Agência Câmara de Notícias (expediente)
    A reprodução das notícias deste site é autorizada
    desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara'
  • Telefones: (61) 3216.1852 / 3216.1853
    Fax: (61) 3216.1856
    E-mail: agencia@camara.gov.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga