quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

INFORMES SINDURCA: 09 de dezembro de 2009

Por: Francisco Augusto Silva Nobre

Veja também:
Avaliação Funcional/Desempenho URCA
Caderno de Texto do 29º Congresso


Resolução regulamenta promoção dos professores da URCA
Segue em anexo mais uma versão da RESOLUÇÃO Nº. 001/2009 – CONSUNI, que é parte da regulamentação do PCCV e fixa as normas do programa de avaliação dos professores. A mudança ocorre no Artigo 1º, alínea b dos incisos I, III e V que, de acordo com a assessoria jurídica da SEPLAG, fere o artigo 16 do PCCV. Foi ampliado também os indicadores de avaliação.
Leiam com atenção e comparem com a versão anterior. Enviem comentários para o sindicato e compareçam a nossa próxima assembléia que acontecerá no dia 17 de dezembro.
Equiparação salarial para os substitutos

As direções do SINDURCA, SINDUECE e SINDIUVA visitaram sexta-feira passada o escritório de Advocacia da Regional Nordeste I do ANDES-SN com o objetivo de encaminhar processo no que diz respeito à equiparação salarial dos professores substitutos.  Aguardem maiores informações!
Regulamentação do PCCV e situação do ISSEC (IPEC)
As seção sindicais das estaduais cearenses (SINDURCA, SINDIUVA E SINDUECE) integrantes do ANDES-SN, foram nesta última sexta-feira até a SEPLAG para cobrar celeridade nos encaminhamentos de regulamentação do PCCV. Obtivemos informação com a Reitoria da URCA, que os documentos que regulamentam o PCCV estão na PGE (Procuradoria Geral do Estado).
Na oportunidade, solicitamos esclarecimentos sobre a possível criação de um Plano Privado de Saúde para o Servidor Público Estadual. Entendemos que o ISSEC (antigo IPEC) deve funcionar no sentido de atender com qualidade todos os servidores, sem que nos seja imposto mais uma contribuição financeira. Neste sentido, encaminhamos ofício assinado pelas três seções sindicais das estaduais cearenses, questionando ao governo sobre tal procedimento.
Vejam a pergunta que consta no recadastramento dos servidores públicos estaduais:
* O Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (ISSEC) lançará em breve o Plano de Saúde do Servidor. O Plano será a única forma de assistência à saúde oferecida aos servidores estaduais e terá uma rede de atendimento similar aos grandes planos de saúde existentes no mercado cearense, mas com uma mensalidade inferior às praticadas por eles. Diante disso, você faria sua adesão ao Plano de Saúde do Servidor?
ALERTA!

SINDIUVA e DCE da UEVA querem eleições diretas para REITOR
 “Vendo que nos aproximamos da repetição do processo de escolha de 40 anos atrás e, como forma de combater esse esquema fútil existente dentro da universidade e denunciar o que acontece conosco devido ao processo de escolha fechada dos dirigentes da nossa universidade onde não podemos opinar, nós do Diretório Central dos Estudantes e SINDIUVA temos como proposta ELEIÇÕES “DIRETAS JÁ” para tais cargos: REITOR, COORDENADOR DE CURSO E DIRETORES DE CENTRO, sendo que no processo nós estudantes teríamos peso, assim como professores e técnicos administrativos. Agora em dezembro haverá novamente esse processo fajuto e antidemocrático, sendo que ocorrerá nas férias para não sabermos de nada, e então, quando voltarmos para o semestre letivo, apenas sabermos da notícia. E mais uma vez a farsa estará armada, de forma autoritária, e nós público dessa Universidade mais uma vez não teremos voz e voto”. Trecho retirado de Nota do DCE e do SINDIUVA da UEVA
O SINDURCA APOIA A INICIATIVA DOS COMPANHEIROS DA UEVA, E RELEMBRAMOS A COMUNIDADE ACADÊMICA DA URCA, QUE AINDA NÃO TEMOS ELEIÇOES DIRETAS PARA REITOR E DIRETOR DE CENTRO. A DEFINIÇÃO DO REITOR DA URCA É ATRAVÉS DE UMA CONSULTA PARITÁRIA QUE ESTABELECE UMA LISTA SEXTUPLA, RATIFICADA OU NÃO PELO CONSUNI. EM SEGUIDA O GOVERNADO INDICA QUALQUER UM DESTA LISTA. 
ELEIÇOES DIRETAS PARA REITOR!

Conjuntura reforça importância do 29º congresso do ANDES-SN

Ataque à carreira docente e à universidade pública, ofensiva do Proifes e proximidade das eleições do ANDES-SN reforçam importância do 29º Congresso
Pelo menos três motivos ressaltam a importância do 29º Congresso do ANDES-SN, já convocado pela atual diretoria para ocorrer de 26 a 31 de janeiro de 2010, em Belém (PA), com o tema “Contrarreforma Universitária, ataques à carreira e ao trabalho docente: desafios do ANDES-SN na luta em defesa da Universidade pública”.
Em primeiro lugar, está a urgência de se discutir estratégias de mobilização da base da categoria para lutar contra as investidas cada vez mais perniciosas dos governos (federal, estaduais e municipais) contra a carreira docente e a universidade, pública, gratuita e de qualidade. Em segundo, a necessidade de se enfrentar a nova ofensiva do Proifes contra o restabelecimento do registro sindical do ANDES-SN. Por fim, o fato de que se trata de um congresso no qual deverão ser formadas as chapas que irão disputar a direção do Sindicato Nacional a partir de julho de 2010.
SEGUE EM ANEXO CADERNO DE TEXTOS

Farsa das eleições em HONDURAS       (Fonte: ANDES e CONLUTAS)
As eleições presidenciais em Honduras, realizadas no dia 29 de novembro, foram mais uma farsa armada pela ditadura militar que governa o país, e que contaram com o apoio decisivo da mídia local e internacional. Quem afirma é o professor do Departamento de História da Universidade Estadual do Centro-oeste do Paraná e diretor do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN, Hélvio Henrique Mariano, que esteve em Tegucigalpa participando de uma missão de observadores internacionais convocada para acompanhar o pleito.  
“Menos de 30% dos eleitores foram às urnas, em uma clara demonstração de que a população do país não aceita a destituição de Manoel Zelaya, o presidente deposto pela ditadura militar. Ontem, a caravana convocada pela Frente Nacional de Resistência Popular Contra o Golpe de Estado – FNRP lotou as ruas da capital Tegucigalpa, concentrando-se em frente à Embaixada Brasileira e pedindo a volta de Zelaya ao poder”, relata.
(Veja mais informações no site do ANDES-SN e da CONLUTAS)

Aguardem confirmação de nossa assembléia do dia 17 de dezembro!

_________________________________________________________________________________
SINDURCA-SS  - ANDES-SN - CONLUTAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga