quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

CCJ aprova projeto que cria o vale-cultura


Renata Camargo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou hoje (2) o projeto que institui o Programa de Cultura do Trabalhador e cria o vale-cultura. O PL 221/09, propõe um vale no valor de R$ 50 para a compra de ingresso para eventos culturais, livros e outros bens de cultura.
A proposta ainda precisa ser aprovada em plenário, antes de retornar para a Câmara. O projeto apresentado pelo Executivo propõe que o vale-cultura seja um benefício similar ao ticket-alimentação. O vale será um cartão magnético. Poderão ser beneficiados pela proposta trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos.

O benefício é optativo tanto por parte das empresas quanto pelos trabalhadores. As empresas que desejarem entrar no Programa de Cultura do Trabalhador devem se cadastrar no Ministério da Cultura. Dessa forma, ela terá direito a 1% de desconto no Imposto de Renda devido. No entanto, empresas que fazem parte do Simples (sistema diferenciado de tributação para micro e pequenas empresas) estão de fora do vale-cultura.
Leia também:

Requerimento adia votação do vale-cultura na CAE

Câmara estende vale-cultura a aposentados e dependentes

Câmara vota criação de vale-cultura para trabalhador

Governo cobra fonte de recursos para ampliação do vale-cultura

Demóstenes denuncia panfleto da Cultura

Ministro da Cultura critica oposição e imprensa

Juca Ferreira explica reclamações com imprensa

Fonte: Congresso em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga