terça-feira, 22 de dezembro de 2009

SINDURCA: Informes da Assembleia

Companheir@s do SINDURCA,

Na noite de quinta-feira, 17/12/2009, realizamos no Salão da Terra da URCA, Campus do Pimenta, a última assembléia do ano. Em destaque a presença de representantes da CONLUTAS Estadual, CONLUTAS Cariri, SINSEMJUN e ANEL. A plenária deliberou questões importantes, todas por unanimidade:
1 – Apoiar financeira e politicamente o processo eleitoral para o DCE da URCA a ser realizado em 2010;
2 – O rompimento do SINDURCA/ANDES-SN com a CUT e filiação à CONLUTAS: a categoria entende que sendo o SINDURCA uma Seção Sindical de um Sindicato Nacional (o ANDES), e ao enviarmos delegados aos congressos do ANDES que votou em 2004 pela desfiliação da CUT e posteriormente em 2006 pela filiação a CONLUTAS, o SINDURCA, naturalmente passou a ser filiado a CONLUTAS.
3 – Uma moção de repúdio ao comentário de baixo nível contra o Prof. Jackson Antero veiculado num blog local;
4 – Divulgar os relatórios das sindicâncias da FUNDETEC dos anos de administração Herzog na URCA, que só agora chegaram até o sindicato. As sindicâncias apresentam várias e graves irregularidades cometidas nessa administração (2003-2007);
5 – Continuar lutando por uma Estatuinte universitária paritária e autônoma que democratize verdadeiramente a escolha dos dirigentes da URCA em todos os níveis. Em 2010 esse tema será debatido em eventos promovidos pelo SINDURCA em conjunto com o Movimento Estudantil.
Foto da assembleia:



SINDURCA - Seção Sindical,  ANDES - Sindicato Nacional  e  CONLUTAS

Veja Vídeo da Assembleia(Por: Hildegardis Ferreira)

________________________________________________________
A CONLUTAS DESEJA BOAS FESTAS AOS LUTADORES E LUTADORAS DE NOSSA CLASSE!
O ano de 2009 foi intenso. A crise econômica mundial mostrou suas garras no Brasil com demissões e retirada de direitos dos trabalhadores. Este fato sinalizou a quantidade de mobilizações que a Conlutas teria pela frente. A luta dos trabalhadores da Vale, da GM e da Embraer contra demissões tiveram expressão nacional no enfrentamento com os patrões e o Governo Lula.
Muitas outras mobilizações aconteceram: as dos servidores municipais, estaduais e federais em quase todos os estados brasileiros; a duríssima greve dos funcionários do INSS; a campanha pelo “Fora Yeda”, no Rio Grande do Sul; dos trabalhadores da construção civil, no Pará; as ocupações do MTST e das reitorias das universidades do país, além de tantas outras lutas.
A Conlutas participou e impulsionou campanhas nacionais importantes, como pela reestatização da Embraer e da Vale, e da Petrobrás 100% Estatal; a mobilização em defesa dos salários dos aposentados e pelo fim do Fator Previdenciário. Também teve papel importante na campanha nacional contra a criminalização dos movimentos sociais e sindical. Dois dias nacionais de luta unificada marcaram o ano: 30 de março e 14 de agosto.
No segundo semestre, as campanhas salariais nacionais de metalúrgicos, bancários, petroleiros e trabalhadores dos Correios fizeram parte de um esforço dos sindicatos e oposições ligados à central para unificar essas lutas e buscar vitórias.
Em 2009 a Conlutas consolidou seu perfil de luta, democrático e socialista no Brasil e se afirmou como um pólo alternativo de direção do movimento de massas.
Como parte do empenho e atuação consciente de nossas entidades, conseguimos dar um passo importante no processo de reorganização e realizaremos no próximo ano um congresso para unificar a Conlutas, a Intersindical e outros setores do movimento sindical, popular e estudantil. Isto representa uma importante vitória para a classe trabalhadora!
A CONLUTAS DESEJA À TODOS UM 2010 DE MUITAS LUTAS E REALIZAÇÕES!
SINDURCA - Seção Sindical,  ANDES - Sindicato Nacional  e  CONLUTAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga