sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

COP15 se aproxima do fim sem acordo

Copenhague, 17 dez (EFE).- A Cúpula das Nações Unidas sobre Mudança Climáticas (COP15), em Copenhague, se aproxima do encerramento sem acordo em vista, mas com muitos pedidos dos líderes políticos para que seja alcançado um consenso mínimo antes que seja demais tarde.
A corrida contra o relógio ficou clara nesta quinta-feira nos corredores do Bella Center, sede da COP15, em Copenhague, em uma tentativa de alcançar um acordo de mínimos por meio de uma "decisão", em vez do acordo juridicamente vinculativo desejado pela maioria dos 192 países participantes.
Foi Felipe Calderón, presidente do México, próximo anfitrião da conferência sobre mudança climática, em dezembro de 2010, que pediu em seu discurso um "acordo ambicioso" sobre a redução de emissões de gases poluentes que possa se transformar em um tratado legalmente vinculativo no ano que vem.
O enfrentamento entre os países ricos e os em desenvolvimento sobre a redução das emissões de gases estufa, que marcou os primeiros 11 dias de negociações, deu passagem para uma fase de mais diálogo, graças a dois documentos sobre a redução das emissões até 2050.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga