quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

FRENTE SOCIALISTA E CLASSISTA - PSTU e PSOL

Por: Ítalo Bolcho


 

Militantes do PSTU e PSOL se reuniram no dia 27/11, em Barbalha para discutir a relação de ambos os partidos no Cariri no contexto das eleições presidenciais em 2010. No centro do debate, o chamado do PSTU para montar uma frente socialista e classista nessas eleições e a possibilidade do PSOL nacionalmente apoiar a candidatura Marina Silva do PV.
Entre os militantes do PSOL existe um consenso a respeito da avaliação da candidatura Marina Silva como sendo uma candidatura reacionária, sem nenhuma diferença com os dois blocos hegemônicos no processo, PT e PSDB, que também levantam o mesmo programa burguês. 
A partir dessa convergência entre o PSTU e PSOL a reunião suscitou para ambos os lados a necessidade de travar uma batalha pela frente de esquerda sem partidos burgueses e com um programa claramente anticapitalista. É certo que essa batalha se dá hoje no interior do PSOL e também publicamente, através do pronunciamento de vários militantes que discordam da linha da direção nacional e das correntes majoritárias desse partido (principais defensores da frente PV-PSOL). 
O PSOL barbalhense convocará uma reunião da agremiação a nível regional para discutir como travar essa batalha no interior do partido e através da opinião pública. 
Para o PSTU é necessário ser solidário à luta dos companheiros revolucionários dentro do PSOL para que a trágica história de adaptação à ordem que levou o PT a degeneração de hoje não se repita. 
Na reunião se apontou também a necessidade de estar preparado para o caso dessa batalha interna do PSOL pela frente ser derrotada, apontando assim para a importância do apoio dos revolucionários do PSOL a pré-candidatura de Zé Maria (PSTU) como já se verifica em vários agrupamentos do partido em todo país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga