segunda-feira, 21 de setembro de 2009

David Ricardo (1772-1823)

Sem sombra de dúvidas considerado um dos maiores economistas de seu tempo, não só de seu tempo mas ainda hoje, é considerado, ainda em vida, o legitimo sucessor de Adam Smith na divulgação da nascente Economia Política. Suas obras atingem vastas áreas da economia, tais como: política monetária, teoria dos lucros, teoria da renda fundiária e da distribuição, teoria do valor e do comércio internacional, sendo que muitos desses temas permanecem atuais até os dias de hoje.

David Ricardo nasceu em Londres em 18 de Abril de 1772, filho de abastado comerciante de origem judaica que havia emigrado para Holanda. Ricardo cresceu no mundo "prático" dos negócios, tornou-se operador da Bolsa de Valores de Londres e, embora jovem, possuía uma considerável fortuna pessoal, além de mover-se com familiaridade no mundo dos negócios e das finanças do capitalismo mais avançado de sua época. A Inglaterra acabava de completar a chamada, Primeira Revolução Industrial aonde não só muda o processo de produção com a introdução de máquinas, mas também modifica radicalmente a relação social, aonde os artesões foram transformados em proletários devido a concentração de fatores, provenientes do avanço técnico e causando uma radical mudança na relação entre meio urbano e meio rural inglês.

Este ciclo econômico tinha vindo para ficar e, de tempos em tempos as crises no comércio achatavam os lucros dos empresários que como conseqüência gerava desemprego piorando cada vez mais a situação das massas urbanas. Gerando, logicamente, revoltas e agitações entre os trabalhadores. Ricardo, na época debateu muito as conseqüências do desemprego que era a miséria e a alta taxa de mortalidade.

Outro fato importante que influenciou a vida de Ricardo foi a Revolução Francesa de 1789, que tinha como sua bandeira a "igualdade, liberdade e fraternidade". Sendo que as elites ilustradas européias viam com bons olhos o expansionismo napoleônico, já que enxergavam ali uma luta das novas idéias constitucionalistas contra a antiga idéia absolutista e aristocrática. A extensão e a igualdade dos direitos políticos e civis eram vistas agora por estas elites como condição essencial para organização de uma vida social. O liberalismo político, sob forma de democracias constitucionais e parlamentares, era a forma de organização social mais adequada ao regime de livre concorrência que se inaugurava sob a égide do capitalismo industrial. Ricardo bebeu profundamente nestas fontes e tornou –se ele mesmo um dos maiores defensores do liberalismo, seja no campo da vida política ou econômica.

Fonte: Grupo HEAD
Fonte: http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/economia/Grandes%20Ecomimistas/David%20Ricardo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga