quarta-feira, 2 de setembro de 2009

COLONIZAÇÃO - U.S.A.


Os Estados Unidos tinham uma vantagem que era a de não sofrer a colonização de exploração (não se cobrava impostos). Ingleses e americanos eram iguais perante a lei.
Nos Estados Unidos (13 primeiras colônias):
Norte: Sofreu colonização de povoamento Sul: Houve o plantation de tabaco e algodão
Os dois (Norte e Sul) enriquecem ao seu modo. A Inglaterra não explora nenhum dos dois. Então capitaliza-se os dois lados. O norte pega madeiras, feixes, carnes, peles e leva para o Caribe, lá ele vende esses produtos e compra melaço e rum e troca esses dois produtos por escravos na África, volta para a América e vende os escravos para o Sul, é o denominado comércio triangular
.
Esse comércio triangular gerava muito dinheiro. Com esse dinheiro o Norte faz as primeiras manufaturas têxteis e depois vai vender tecido para o Caribe e por contrabando para a América Espanhola e Portuguesa, aí aumenta-se a capitalização. Isso não atrapalhava a Inglaterra que já vendia manufaturas para a Europa, a América Portuguesa e Espanhola e Sul dos EUA; com isso não há produtos para vender para o Norte e este fica livre das compras e pode produzir.
Quando chegar em 1756 (às vésperas da Rev. Industrial) vai haver uma guerra (Guerra dos Sete Anos) entre a França e a Inglaterra para ver qual país era mais forte. O americano achou que se ajudasse a Inglaterra e ela ganhasse, a Inglaterra daria o Canadá para os americanos.
A Inglaterra vai acabar ganhando da França, mas não vai dar o Canadá para os EUA, aí começam os atritos entre ingleses e americanos.
Vai ocorrer a Revolução Industrial na Inglaterra que passará a produzir muitas mercadorias e não poderão deixar mais o americano livre, pois vai se transformar em um concorrente, então corta-se a liberdade através das Leis Intoleráveis (impostos cobrados para sufocar a economia), aí os EUA se revoltam e acontece a Guerra de Independência e essa guerra será ajudada pela França (revanche pela derrota na Guerra dos Sete Anos), por isso a independência dos EUA deflagra a crise na França (pois essa vai gastar muito dinheiro na guerra e vai haver crise por causa da falta de fundos e para resolvê-la, o rei convoca as Assembléias, surgindo a Revolução Francesa).
Resumo: A Independência dos EUA ocorreu mais rápido do que nos outros países porque os EUA tiveram liberdade (Liberdade Vigiada) e quando a metrópole resolveu impedir o crescimento do país, o país acaba fazendo a independência. Quando acontece a Independência dos EUA, já estava na época da Rev. Ind.. A Inglaterra fez as máquinas que fazem milhões de produtos e por ser a Inglaterra a única a ter essas máquinas, cria-se um grande impacto na economia capitalista do mundo desenvolvido. Esse impacto é por causa que todos os produtos que a Inglaterra vai produzir, terão de ser vendidos para alguém e os EUA percebendo que seriam eles que teriam de comprar, fazem a independência. Quando fazem a Ind., estão acabando com o Antigo Sistema Colonial e isso reflete em todo o sistema do Antigo Regime => com uma colônia liberta, todas as demais vão conseguir também. Então o impacto (conseqüência da Ind. dos EUA) na América foi a independência do americano (brasileiro e demais latinos).
Fonte: www.eurekabr.hpg.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga