segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Lauro Pires Xavier - Um professor perseguido!

Diretor da Adufcg continua sendo perseguido politicamente pelo reitor

Por Fred Oliveira, Adufcg Seção Sindical

O diretor cultural da Adufcg Seção Sindical, Lauro Pires Xavier, continua sendo vítima da perseguição política da Reitoria da Universidade Federal de Campina Grande, por meio de uma sindicância e de um inquérito administrativo que se arrastam desde 2009. Recentemente, a Comissão de Processo Administrativo Disciplinar - CPAD da universidade emitiu um termo de indiciamento acusando-o de falta de urbanidade, desapreço no local de serviço e calúnia. 0 30º congresso aprovou uma moção de repúdio contra a perseguição.

A perseguição ao professor Lauro Pires Xavier Neto, do Campus da UFCG em Cuité, começou com uma solicitação do reitor da UFCG, Thompson Mariz, para a abertura de uma sindicância com o objetivo de tentar confirmar suas acusações de que o docente supostamente divulgou ilegalmente, numa lista virtual de discussão de professores da instituição, trechos das denúncias realizadas no TCU por um servidor da UFCG, acusando o Reitor de dezenas de atos de improbidade administrativa.

A justificava da Comissão de Processo Administrativo Disciplinar (CPAD) para o indiciamento do professor Lauro Pires são semelhantes aos que foram também  utilizados na acusação da Comissão de Sindicância, que extrapolou todos os prazos legais, ceifou o direito de ampla defesa e atuou em surdina, num processo repleto de incongruências.

Logo depois de tomar conhecimento do termo de indiciamento e divulgar seu conteúdo, o diretor da Adufcg Seção Sindical também começou a receber mensagens de solidariedade de dezenas de docentes de universidades, Institutos Federais de Educação e militantes de diversos movimentos sociais de vários estados.

Desde sua admissão na UFCG o professor Lauro Xavier vem se posicionando criticamente no âmbito universitário e atuado na direção sindical da ADUFCG, que é uma das poucas entidades que não se curvou aos ´donos` do poder na universidade. Por isso vem sendo perseguido diuturnamente, assediado moralmente e vilipendiado todo o tempo, especialmente por estar em estágio probatório.

A assessoria jurídica da Adufcg Seção Sindical está preparando uma ação judicial solicitando arquivar o inquérito administrativo da UFCG, pelo fato dele e a sindicância que o antecedeu estarem repletos de ilegalidades, como o extrapolamento de todos os prazos legais possíveis de sua realização, como também o cerceamento do direito de ampla defesa. Os interessados em mandar mensagens de apoio ao professor Lauro Pires Xavier e protestar contra a perseguição política, podem enviar diretamente ao gabinete do reitor da UFCG, pelo seguinte e-mail: reitoria@reitoria.ufcg.edu.br, com cópia para a Adufcg Seção Sindical: adufcg@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga