quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Candidatos Inflamados, Eleitor Descompensado



Vai mal este segundo turno


Roseann Kennedy*
Congresso em Foco

Não interessa o “peso” da agressão, se a tentativa foi de atingir um candidato com um rolo de fita crepe ou com um balão cheio de água. Esse tipo de manifestação é antidemocrática e não colabora em nada para o processo eleitoral.


É bem verdade que o clima tenso dos últimos dias foi ainda mais inflamado pelo tom adotado pelos candidatos José Serra (PSDB), e Dilma Roussef (PT) e ainda contou com participação significativa do presidente Lula. Os termos usados, o bate rebate, a campanha do medo difundida por ambos os lados, cada um numa direção, e as provocações certamente contaminaram os eleitores. Mas nada disso justifica.

Elevar o tom de uma discussão para confronto de projetos e propostas até é bem vindo, para acabar com aquele mascaramento blasé dos marqueteiros durante uma campanha eleitoral. Mas chegar ao ponto de agredir, ou tentar, fisicamente um candidato ou um cidadão é um absurdo!
 Na quarta-feira no Rio de Janeiro, José Serra foi atingido por um rolo de fita crepe. No dia seguinte, em Curitiba, Dilma Roussef foi hostilizada e quase atingida por um balão cheio de água. Ainda teve que ouvir vaias, ver gestos obscenos e cartazes do adversário na corrida ao Planalto.

Ora, se não gosta do candidato A ou B, não vá para o local da manifestação. Mas respeite o direito de seus militantes fazerem atos políticos democráticos.
Até porque, quando a campanha acabar, acredite, os políticos terminam sempre baixando o tom e sentando à mesma mesa para as mais variadas conversas.

*Roseann Kennedy é comentarista da CBN e escreve esta coluna exclusiva para o Congresso em Foco de segunda a sexta-feira 
http://congressoemfoco.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga