terça-feira, 5 de julho de 2011

Mãe e Filha - Petrus Cariry




CINE CEARÁ

Filme Mãe e filha cai nas graças do público

Longa-metragem de múltiplas leituras, profundo e rigoroso, é assinado por Petrus Cariry, cineasta cuja carreira deve ser acompanhada com atenção

Publicado em 14/06/2011, às 11h44

Da Agência Estado

Mãe e filha, filme de beleza intensa, e muito pungente, comoveu o público do Cine Ceará. Dirigido pelo cearense Petrus Cariry (filho do cineasta Rosemberg Cariry), Mãe e filha coloca o universo sertanejo em diálogo com a escola russa de Tarkovski, Paradjanov e Sokurov, influências reconhecidas pelo cineasta.
A história é simples e densa ao mesmo tempo. Uma mulher (Juliana Carvalho), moradora em Fortaleza, regressa ao sertão para levar a sua mãe um triste presente - um bebê morto, que seria seu primeiro neto. A senhora (Zezita Matos) vive em meio às ruínas do que um dia deve haver sido seu palacete senhorial. A própria cidade está abandonada e corroída pelo tempo. Lembra um pouco o ambiente de Comala, de Juan Rulfo, em seu Pedro Páramo. Vive-se entre fantasmas e com um morto por enterrar.

A filmagem foi feita na cidade fantasma de Cococi, no sertão do Inhamuns, onde Petrus já havia realizado o curta Dos restos e das solidões (2006), primeira etapa do que será uma "trilogia involuntária" em torno dessa cidade abandonada por questões políticas e vinganças entre famílias rivais. Há um drama familiar também em curso no tema proposto por Petrus. A mulher jovem é a figura racional, que deseja romper com uma ancestralidade já morta. A avó, que não deseja enterrar o neto, é a preservação da tradição, com elementos míticos, representados, por exemplo, por quatro vaqueiros, que podem ser lidos como cavaleiros do apocalipse, num universo imerso na religiosidade.
É um filme de múltiplas leituras, profundo e rigoroso, como deseja seu diretor, um jovem cuja carreira deve ser acompanhada com atenção. O mais incrível é que Mãe e filha foi feito com meros R$ 150 mil, filmado com uma câmera 7D, fotográfica, e montado em um notebook.

 "Queria fazer com orçamento mais folgado e em 35 mm. Não deu, eu não ia ficar esperando e filmamos com os recursos que tínhamos. Esse filme é filho da tecnologia." São caminhos novos que se abrem para o cinema.
O outro concorrente da noite foi o muito mais convencional Pássaros de papel, do espanhol Emilio Aragón. Com uma história ambientada durante a Guerra Civil, pouco apresenta além do que já foi exaustivamente tratado pelo cinema. Mas, é muito benfeito e agradou ao público. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga