sábado, 16 de julho de 2011

AUCI VENTURA, um canto de resistência!


Foto: Auci Ventura
"O Palco sonoro é o que ta salvando..."

por: Hidegardis Ferreira

A mídia Caririense, orquestrada pelo Governo, se "derrama" na proposta da construção de um novo Parque de Exposição do Crato, que possa vir a atender a demanda do agronegócio, como também, comportar a crescente fatia turística do evento que em grande parte, tem como atrativo o Parque de Shows e aí "é onde mora o pecado" ou "o boi encantado".

O Crato foi abençoado quando caiu nas graças do grande cantor e compositor Luiz "Lua" Gonzaga, que com expressão encourada e voz nordestinamente amada, sem abrir mão das raízes que engrandece a todos nós, levou o nome dessa cidade "além cercas" desse mundão de Deus.

A Exposição do Crato pegou carona na expressividade do Cantador, que terminou ajudando, consideravelmente, nas chamadas publicitárias da ExpoCrato, mas hoje "eles" esquecem que foi na força, na voz e na garganta de um Cantador, que esse evento ganhou destaque nacional.

Aos poucos esse evento vai tomando uma dimensão grandiosa, que exigi dos administradores a necessidade de um novo espaço, mas na "contra-mão" de tudo isso, o Parque de Shows não sinaliza a possibilidade de valorizar e apoiar os Cantores e Compositores do Cariri, principalmente o Pessoal do Crato, que fica escondido num pequeno palco (sonoro), mas que de forma honrosa e digna, se apresenta com "um nó na garganta", mas que mesmo assim canta, como cantou o velho Luiz Gonzaga, um canto de raiz e de valores, que o capitalismo do evento achata com o famoso "Forró de Plástico"., como rotulou Chico César, e outros ritmos alheios aos nossos costumes e valores.

Auci Ventura, uma voz e violão da resistência dos palcos caririenses desabafa: 

"O Palco sonoro é o que ta salvando e também abrindo espaço pra galera local, mas é praticamente nada, perto da imensa estrutura que o Cariri produz para receber os turistas, e os turistas Nordestinos são recebidos com enlatados da inds. do entretenimento.

Como será o Palco Sonoro nessa nova proposta de um novo Parque, tem espaço e respeito de sobra para os nossos Cantores Caririenses?
Tem alguém dentro da proposta pensando nisso, assim como Rosembeg Cariri?


E já houve época em que esse pessoal foi valorizado, como bem diz Auci: 

"Na verdade a ultima vez que os artistas Caririenses participaram do Grande evento, ou seja no palco principal da Expocrato, foi em 1997, quando Rosemberg Cariri ainda estava na Secretaria de Cultura, de lá pra cá a programação passou a ser dominada pelo produto imposto da Inds. do entreternimento, que serviu como processo catalizador para a mega alienação cultural que vem se destacando através da mídia capitalista, um espaço que deveria pertencer a ARTE, sendo explorado sem nenhuma vertente de visibilidade em conteúdo artístico. Reforçando a cada ano o processo de descaracterização da cultura brasileira,é lamentável.

Que seja essa a fala inicial dessa caminha e luta, que junto com Auci Ventura e a sociedade cultural caririense, possamos cobrar um espaço digno e crescente dentro da nova estrutura desse grande evento, que orgulha a nossa região, chamado de ExpoCrato, nosso "tijolo de buriti".

Pode ficar certo, Luiz Gonzaga e o povo do cariri agradece!

Um comentário:

  1. Acho de grande valor a questão de um espaço maior para os talentos inúmeros que temos no Cariri. Lembro que há alguns anos atrás havia um palco destinado a artistas do Cariri dentro da área de shows da Expocrato. Nessa oportunidade cantei com: Ibbertson Nobre, Dielson Mendonça, João, Demontiê... muito bom! E no palco principal, os shows eram de melhor qualidade aos nossos ouvidos e não essa poluição sonora que há hoje em dia.
    O Palco Sonoro traz os artistas e músicos que já estão na estrada há algum tempo e vem acrescentar novos talentos que estão aqui, tão perto da gente e que nessa idealização de Salatiel, junto a URCA, com vários parceiros e apoio cultural do governo do estado, puderam finalmente mostrar o que gostam realmente de fazer e... fazer bem!...
    É sempre um grande prazer participar desse evento, como faço desde quando ainda nem chamava-se Palco Sonoro. Grande abraço em todos!

    ResponderExcluir

Homenagem a Luiz Gonzaga