quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Wikipédia de Fidel Castro

O governo cubano pôs no ar nesta segunda-feira sua versão própria da Wikipédia. Na chamada EcuRed, que já tem quase 20 mil artigos, os Estados Unidos são descritos como "o império de nossa época", que apesar de sua força não dá assistência médica a todos os seus habitantes.

http://www.ecured.cu/index.php/EcuRed:Enciclopedia_cubana

"A filosofia é a acumulação e desenvolvimento de conhecimento com um objetivo democratizador e não lucrativo, de um ponto de vista descolonizador", afirma o site em sua apresentação, que tem citações de José Marti.

A enciclopédia poderá ser consultada pelas cerca de 1,6 milhão de pessoas que têm acesso à internet na ilha - na maioria dos casos uma intranet com apenas os sites aprovados pelo governo. O lançamento oficial da EcuRed é na terça-feira, mas a página já está acessível.

Os EUA são descritos na EcuRed ainda como um Estado "caracterizado historicamente por tomar a força de outros países territórios e recursos naturais para colocá-los a serviço de suas empresas". A enciclopédia online já tem artigos também sobre Fidel e Raúl Castro.

Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga