domingo, 5 de dezembro de 2010

Escola de Artes Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau

 
                                                                                   Imagem: Google

Por: Gilsimar Gonçalves

Aos amigos da Cultura do Brasil.

Um País se faz a mãos.
“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” (Artigo 205).


Já dizia o saudoso Rui Barbosa, “A pátria somos todos nos”. Venho nesta carta pedir a todos que possamos nos unir e travarmos uma luta pelo direito a Cultura e a educação.

“Um velho casarão do século XIX, uma edificação história e um sonho caririense realizado, que leva o nome de uma das mais expressivas personalidades da região. A Escola de Artes Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau”.

“Em 2005, durante a “jornada Pedagógica: saberes da prática” promovida pelo Pólo URCA Arte na Escola, NEPEA e Especialização em Arte/Educação chegou a noticia trazida pela professora Sandra Nancy das intenções do então prefeito do município de Barbalha, Sr. Rommel Feijó, de criar naquela cidade uma Faculdade de Bela Artes”.

“Na reunião com o prefeito a proposta foi imediatamente aceita e agendado uma outra reunião com a reitoria da URCA para tratar do tema e da viabilidade. Nesta reunião estiveram presentes o Vice-Reitor, Prof. José Nilton, o prof. Fábio José Rodrigues da Costa, a Profa. Sandra Nancy Ramos Freire Bezerra, o prof. Marcos Aurélio Moreira Franco e o prefeito de Barbalha, Rommel Feijó”.

“Em 2006 foi realizado concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professores para os Cursos de Licenciatura Plena em Artes Visuais e Licenciatura Plena em Teatro dando início a graduação em artes na Universidade Regional do Cariri – URCA.”

“Um velho casarão do século XIX, uma edificação história e um sonho caririense realizado, que leva o nome de uma das mais expressivas personalidades da região. A Escola de Artes Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, em Barbalha.” 
                                                                    Foto: Blog do Tarso
“O Reitor da URCA ressaltou, em seu discurso, a vocação regional da Universidade ao expandir sua presença em mais uma cidade do Cariri. “Somos uma universidade regional e essa inauguração consolida essa realidade, no sentido de ampliar a sua responsabilidade. A região é objeto da nossa preocupação e quando a gente extrapola o Campus do Cariri, com Crato e Juazeiro, e chegamos a Barbalha, estamos concretizando a nossa vocação regional”.
Para Plácido, "Barbalha experimenta um momento singular e riquíssimo de afirmação econômica, política e cultural e a prova disso estamos vivenciando, com a inauguração de uma Escola de Artes", destaca, ao acrescentar o momento que classificou de "júbilo cívico", por estar sendo homenageada uma cidadã que foi expulsa da sua pátria e chegando ao estrangeiro desenvolveu um estudo, uma articulação no mundo das artes e sobretudo com os artistas. O Reitor enfatizou o momento histórico por ser reverência à memória de dona Violeta Arraes”.

Essa é a Historia da Escola de Artes Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau de Barbalha, hoje a Escola encontra se fragilizada por diversa dificuldade precisando de equipamentos, humanos e materiais, diante de tanta dificuldade que esta instituição se encontra, há uma cogitação de tirar o curso da Cidade de Barbalha, nos sabemos que quando uma instituição de ensino chega a uma comunidade é para responder uma demanda, e uma necessidade da comunidade, cidade, região e do País. Sabemo-nos, que a historia do Brasil foi construída e ainda é Construída com luta, eu como Barbalhense, sou um eterno lutador pela Arte e pela Cultura, venho a vocês pedir que sejam Solicito conosco e que juntos possamos lutar para que a escola de Artes não Saia da Cidade.

A escola de arte chegou à cidade de Barbalha, na ocasião a cidade não se encontrava adequada para o curso ser estalado, porem os que desejavam que o curso começasse virão a cidade como a ideal para o funcionamento.  O Curso chegou à cidade e o povo não foi consultado, pessoas e políticos decidirão que o curso deveria vim. Sabemos que para um curso iniciar é preciso uma estrutura, e alguém precisam avaliar e dar um parecer, é claro que foi assim que o curso se iniciou alguém disse que aqui era o lugar adequado.
“Na inauguração da Escola de Arte, o Reitor da URCA ressaltou, em seu discurso, a vocação regional da Universidade ao expandir sua presença em mais uma cidade do Cariri.  “Somos uma universidade regional e essa inauguração consolida essa realidade, no sentido de ampliar a sua responsabilidade. 

Agora querem nos tirar esse bem, que aprendemos a querer, onde fica os nossos direitos, chegaram, nos inquietarão e nos provocarão, e estão nos ensinando a olharmos para a arte com outros olhos. o curso chegou como filho órfão, porem hoje o povo toma posse desse filho, desse bem, e não vamos abrir mão, o curso pertence não só a essa geração, mais a outra que hão de vir, professores, alunos, funcionários, reitores e prefeito nos somos passageiros e amanha alguém nos substituirão.

Hoje curso de arte tem grande importância para a cidade de Barbalha, precisamos unir força.
 O Ceará hoje passa por uma implantação de um sistema de gestão participativa em que o povo precisa ser consultado e participar de decisões como o que é bom para sua cidade e o que é ruim, o que quer e o que não quer para sua comunidade. 

Para que o curso saia da cidade é preciso fazer uma consulta a população, prefeito, alunos, professores e reitores não podem tomar uma decisão sem a participação do povo de Barbalha, pois o município investiu recurso para que o curso começasse, foram usado dinheiro publico, a casa foi preparada e muito se gastou, o povo precisa ser consultado pois o curso pertence a todas as gerações futuras.
Peço a todos que por gentileza e em campanha  enviar esse email a o máximo de pessoas, e que sempre coloque seu nome e a cidade  e  envie a esses email:

 rscoletivobarbalhense@r7.com


Um comentário:

Homenagem a Luiz Gonzaga