quinta-feira, 10 de março de 2011

Cipeira da SINGER no Dia Internacional da Mulher

de: Sindurca

Manifestação pela reintegração de Cipeira marca o Dia Internacional da Mulher no Cariri

No último dia 8 de março, no dia internacional da mulher, em plena terça de carnaval, ativistas da CSP-Conlutas e Conselho da Mulher realizaram um ato conjunto em protesto pela demissão arbitrária da cipeira da fábrica Singer, multinacional produtora de máquinas de costura instalada em Juazeiro do Norte. A operária havia sido eleita para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e pela legislação trabalhista ainda goza de estabilidade. Para o professor Augusto Nobre, dirigente do Sindurca e da executiva da regional da CSP-Conlutas Cariri que esteve presente ao ato “foi a forma de prestar solidariedade a mulher proletária e dizer basta a opressão sofrida todos os dias pelas trabalhadoras de todo mundo. Também é necessário combater o machismo em nossa sociedade que tem por objetivo dividir a classe trabalhadora e inferiorizar a mulher, para que ela possa ser mais explorada. A demissão de Marileide é um ataque a todos os trabalhadores e trabalhadoras e por isso nós que fazemos a CSP-Conlutas Cariri estamos aqui em frente a fabrica para lutar pela reintegração da cipeira”.

Perseguições e demissões fazem parte do cotidiano nas fábricas da região No auge da crise em 2009 a Singer demitiu mais da metade do seu efetivo. Em dezembro de 2010, demitiu o cipeiro Osvaldo Galdino. Além dele, teve os cipeiros Pedro, Sônia e o Barbosa, que foram demitidos anteriormente, ferindo o direito de estabilidade da CIPA. Como ficou impune (inclusive com a cumplicidade do Sindmetal, sindicato pelego ligado a Força Sindical que representa a categoria dos metalúrgicos na região), agora foi a vez de mais uma mulher, que além de enfrentar a exploração capitalista dentro da fábrica, também vinha sendo vítima do machismo e assédio moral dos patrões.
Ainda segundo Augusto Nobre da CSP-Conlutas Cariri “é necessário lutar contra esses desmandos e o retorno de Marileide e demais cipeiros à Singer será uma vitória de todos(as) os(as) trabalhadores(as). Isso será importante para mudar esse quadro de perseguições e demissões. Caso não denunciemos e lutemos contra essa prática, a patronal seguirá com a escalada de perseguições e demissões de cipeiros”.
CSP-Conlutas Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga