segunda-feira, 5 de julho de 2010

AS 9 CANDIDATURAS A PRESIDENTE DO BRASIL


Veja quem são os candidatos a presidente

















Ivan Pinheiro (PCB)
O advogado Ivan Pinheiro é secretário geral do PCB e já concorreu à Prefeitura do Rio de Janeiro, à Câmara de Vereadores do Rio e à Câmara Federal.















José Maria Eymael (PSDC)
Gaúcho de Porto Alegre, Eymael é formado em Direito e Filosofia. Empresário nas áreas de comunicação, ele é ex-deputado federal constituinte e já disputou a Presidência duas vezes.















José Serra (PSDB)
O paulista José Serra é economista e é ex-governador de São Paulo, ex-ministro do Planejamento e da Saúde do governo Fernando Henrique Cardoso, ex-senador, ex-deputado federal, e ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) durante a ditadura militar. Esta será a segunda vez que o tucano se candidata ao Planalto. Em 2002, ele perdeu para o presidente Lula.


















Dilma Rousseff (PT)
Mineira de Belo Horizonte, a economista Dilma Rousseff foi secretária de Minas, Energia e Comunicação no Rio Grande do Sul. No início do primeiro mandato do governo Lula, foi ministra de Minas e Energia. Durante o escândalo do mensalão, virou ministra-chefe da Casa Civil após a queda de José Dirceu.
















Levy Fidélix (PRTB)
Apresentador de TV, diretor de criação e professor. Essas foram algumas das atividades desempenhas pelo jornalista mineiro Levy Fidélix, que já disputou eleições para presidente da República, governador de São Paulo, prefeito, deputado federal e vereador.
















Marina Silva (PV)
Primeira senadora do Acre, Marina Silva é formada em História pela Universidade Federal do Acre. Alfabetizada na adolescência, ela foi vereadora em Rio Branco e ministra do Meio Ambiente do governo Lula de 2003 a 2008, quando saiu da pasta por discordar da política para o setor. Militou no PT desde a fundação do partido, em 1980.

















Plínio de Arruda Sampaio (Psol)
O intelectual paulistano Plínio de Arruda Sampaio é um dos fundadores do PT. Disputou o governo de São Paulo pela legenda em 1990. Deputado constituinte, atuou como promotor público e é ligado à Igreja Católica. Atualmente preside a Associação Brasileira de Reforma Agrária.

















Rui Pimenta (PCO)

Esta será a terceira vez que o jornalista paulistano Rui Pimenta concorre à Presidência da República. Com participação na fundação do PT e no sindicalismo do ABC paulista, ele também concorreu à Prefeitura de São Paulo, à Câmara Federal e à Câmara de Vereadores paulistana.
















Zé Maria (PSTU)
O paulista José Maria de Almeida também chegar ao Planalto pela terceira vez. Metalúgico e sindicalista, ele foi um dos fundadores do PT e do PSTU, partido que atualmente preside. Também atua como coordenador nacional da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas).

No último sábado (3), o PHS e o PSL retiraram as candidaturas de Oscar Silva e Américo de Souza, respectivamente. Os dois partidos atribuíram a desistência à decisão do Tribunal Superior Eleitoral de restringir a participação dos presidenciáveis no horário eleitoral regional nos casos em que a coligação local for diferente da nacional. Leia mais
Fonte: Congresso em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem a Luiz Gonzaga